Espetáculo musical gratuito relembra clássicos da Modinha

Teatro

Com oferecimento da DME, por meio do Programa de Patrocínios, o Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca, será palco do espetáculo musical ‘A Modinha que não sai de moda’, na quinta-feira (24), às 20h30. A entrada é gratuita.

Com direção-geral de Maria Helena Rosa Fernandes, o projeto busca relembrar o gênero musical brasileiro criado na metade do século 17, quando o carioca Domingos Caldas Barbosa apresentou a Modinha à Corte de Lisboa. O sucesso fez com que músicos eruditos portugueses adicionassem características e elementos da ópera italiana ao gênero. Já no início do século 19, a Modinha voltou ao Brasil e, tempos depois, tomou as ruas como serenata. Diversos cantores brasileiros, como Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Sergio Bittencourt e Chico Buarque adotaram a Modinha.

‘A Modinha que não sai de moda’ irá apresentar, em aproximadamente uma hora de show, com um roteiro teatral dinâmico e informativo, as transformações e variações melódicas que a Modinha sofreu ao longo de seus quase 300 anos de história. O repertório conta com Modinhas Coloniais, Imperiais e Modernas, apresentadas com figurinos de cada época, de autorias desconhecidas e de grandes nomes da música, como Villa Lobos, Chiquinha Gonzaga e Padre José Maurício.

Segundo Siomara Bonafé, uma das organizadoras, o espetáculo será interpretado por quatro musicistas com extensa carreira musical, que são Magda Belloti, idealizadora do projeto e soprano niteroiense, que tem em seu currículo intensa atividade lírica e apresentações em Londres e Portugal; Helen Heinzle, soprano catarinense e integrante do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Lara Cavalcanti, mezzo-soprano, que já se apresentou com a Orquestra Sinfônica Brasileira; e Rejane Ruas, mezzo-soprano, pianista e regente do Coro da Associação do Ministério Público do Rio de Janeiro.

O projeto conta, ainda, com apoio da Prisma Eventos, Labuta Comunicação, Anderson Jardim, Palace Hotel e Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau.

Serviço:

A Modinha que não sai de moda
Quando: 24 de setembro, às 20h30
Onde: Espaço Cultural da Urca
Entrada gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *