23 C
Poços de Caldas
Publicidade

Coletivo #Esquina participa da Roda de Conversa com Sérgio Vaz

- Publicidade -

 

Roda de Conversa terá o poeta Sérgio Vaz (foto) e a poetisa Thaís Costa.
Roda de Conversa terá o poeta Sérgio Vaz (foto) e a poetisa Thais Costa.

Roda de Conversa Território e Diversidade: Poesia e Literatura Marginal traz a literatura independente e os saraus periféricos como fio condutor para o debate, já que estes inspiram e fortalecem a identidade cultural dos participantes e suas comunidades, evidenciando questões como o racismo, o empoderamento das mulheres e dos negros, o protagonismo jovem, o cotidiano e muito mais.

Para este encontro os convidados da vez serão o grande poeta e ativista internacionalmente reconhecido Sérgio Vaz, idealizador da Cooperativa Cultural da Periferia (Cooperifa) e do Sarau da Cooperifa  São Paulo; e a poetisa e agitadora Cultural Thais Costa integrante, do coletivo Esquina em Poços de Caldas.

Sérgio Vaz

É um poeta brasileiro. Fundou em 2000 a Cooperativa Cultural da Periferia (Cooperifa). Também foi o criador do Sarau da Cooperifa, que semanalmente reúne cerca de 400 pessoas no Jardim Guarujá para ler e criar poesia.

Promoveu em 2007 a Semana de Arte Moderna da Periferia, inspirada na Semana de Arte Moderna de 1922. Criou outros eventos, como a Chuva de Livros; o Poesia no Ar, em que papeis com versos são amarrados a balões de gás e soltos no ar; e o A joelhaço, em que homens se ajoelham na rua para pedir perdão às mulheres no Dia Internacional da Mulher. Foi escolhido pela revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes de 2009. Foi homenageado pela escola de samba Imperatriz do Samba, do primeiro grupo de Taboão da Serra, que apresentou o enredo Sergio Vaz, o poeta da periferia.

Seus primeiros livros foram edições independentes. Só veio a ser publicado por uma editora em 2007, quando a Global lançou Colecionador de Pedras.

Esquina

O #Esquina surgiu com a intenção de realizar intervenções culturais nos bairros e regiões periféricas da cidade de Poços de Caldas aos moldes de um sarau. Traz um microfone sempre disponível ao público, que pode contribuir com declamação de poesias, performances teatrais, música, literatura, dança e artes visuais.

A proposta é apresentar a arte como algo acessível a todos, despida de qualquer conotação cânone ou acadêmica, fomentando a inovação artística e cultural, promovendo a descentralização de acesso à cultura, abrangendo diferentes pontos da cidade, notadamente as regiões com maior vulnerabilidade social.

Serviço

Evento: ‘Roda de Conversa’ – ‘Território e Diversidade: Poesia e Literatura Marginal’

Dia: 10/09

Hora: 20h

Local: Sesc Poços de Caldas (Rua Paraná, 229, Centro).

Entrada gratuita

 

 

 

- Publicidade -
Veja também
Mais do Poços Já