20.8 C
Poços de Caldas
Publicidade

Shakespeare em linguagem mambembe é atração do JulhoFest

- Publicidade -

 

Espetáculo é vencedor do Prêmio Benigno Gaiga de Incentivo ao Teatro
Espetáculo é vencedor do Prêmio Benigno Gaiga de Incentivo ao Teatro

O espetáculo Sheikispir na Burundanga será apresentado na próxima quinta-feira (23), às 20h30, no Teatro Benigno Gaiga (Espaço Cultural da Urca). A peça foi vencedora do Prêmio Benigno Gaiga de Incentivo ao Teatroe faz parte da programação do Julhofest.

A montagem de Sheikispir na Burundanga tem como propósito trazer um clássico do teatro ocidental, na figura de Shakespeare, para uma linguagem mambembe. Com estrutura metateatral, o cenário se reduz a um palco desmontável. O espetáculo foi pensado para ser apresentado em palco italiano, assim como na rua.

No espetáculo, Burundanga é uma companhia teatral mambembe que circula pelo Brasil. Balbina, a dona da Companhia, resolve sofisticar um pouco o repertório para impressionar o elenco. Lê partes de peças de William Shakespeare e de um livro de história do teatro. De forma ingênua, sem deixar de ser poética, mistura peças como Romeu e Julieta e Hamlet, além de incluir características originais das montagens do bardo como, por exemplo, utilizar apenas homens nas histórias. Maria Frozino, atriz da Companhia, fica indignada, pede demissão e volta travestida em ator para a montagem de “Os Crássicos de Sheikispir”. Binha, por sua vez, continua a ser a “faz tudo da Companhia” e toda vez que tem uma chance, apoiada pelo Doutor, se passa por homem para poder entrar em cena.

Por meio do Prêmio recebido as apresentações ainda acontecerão em datas a serem marcadas em escolas públicas. A realização e produção são da Companhia de Atores, grupo teatral de Poços de Caldas em atividade desde 2011. A entrada é gratuita e a classificação livre.

Em novembro haverá outra apresentação dentro da Programação do Pró-Urca em comemoração aos quatro anos da Companhia de Atores. O texto e a direção são de Marli Marques por meio de livre adaptação de textos de Carlos Alberto Soffreddini e William Shakespeare.

No elenco estão: Elisângela Virga, Grace Souza, Nando Gonçalves, Renata Cabrera, Roni Mocchegiani e convidados. A cenotécnica está a cargo de Fábio Cavelagna, contrarregra Vera Lúcia de Souza Pereira e iluminação de Antônio Molina. Mais informações sobre os projetos da Companhia de Atores pelo telefone (35) 9973-7873.

- Publicidade -
Veja também
Mais do Poços Já