Poços de Caldas recebe hoje o espetáculo “As Aventuras de Serafim”

Teatro

 

Apresentação da Mostra Artística em Poços de Caldas.
Apresentação da Mostra Artística em Poços de Caldas.

Um rapaz de hábitos simples, mas que gostava de literatura, fará parte do enredo preparado para a Mostra Artística do TIM ArtEducAção em Poços de Caldas. O evento gratuito será realizado hoje, às 20h, no Espaço Cultural da Urca.

Para contar a história de Serafim, um caipira que tem vontade de descobrir a fundo as histórias, os alunos das oficinas de teatro, música, dança, circo, artes visuais e arte digital estarão em perfeita harmonia para a apresentação da Mostra Artística, que promete proporcionar uma noite magnífica, preparada especialmente para o público.

Para Marcelo Soares de Andrade, diretor de teatro e idealizador do TIM ArtEducAção, as Mostras Artísticas completam o ciclo criado pelas oficinas do programa. “A realização das Mostras transcendem o melhor momento, pois é o coroamento do resultado de todo o trabalho desenvolvido com os alunos. Além de se tornar um momento de confraternização entre os alunos, arteducadores, familiares e o público que sempre estão presentes durante as apresentações. Trabalhamos com profissionais talentosos e comprometidos e é sempre bom ver o resultado de novos desafios”, conta.

O texto para teatro foi adaptado pelo professor das oficinas de dança de rua e diretor artístico, Regis Reis. “A espetáculo contará a história de Serafim, um rapaz simples e apaixonado por contos e histórias. Sempre imaginava como seria viver todas as aventuras narradas, até que um dia conhece Dona Flora, tida como bruxa pela população da cidade. Em um gesto simples e sem pensar, Serafim acaba encontrando um objeto perdido de Dona Flora, que agradecida decide realizar os sonhos do rapaz, transportando-o por loucas histórias e aventuras”.

Entusiasmada, Maria Lúcia Pallachin, articuladora do programa em Poços de Caldas diz que os alunos das oficinas estão empolgados para a apresentação. “Estamos com as melhores expectativas para essa Mostra. Teremos no palco 160 alunos, todos ansiosos para a apresentação. Os professores também estão muito confiantes. O dia vai se aproximando e todo mundo está na expectativa de apresentar um belo espetáculo para o público’’, afirma.

Para Virgínia Bittencourt Moura, coordenadora Executiva do Programa TIM ArtEducAção, a Mostra Artística é um momento ímpar e essencial para os envolvidos, pois a cada ano eleva a qualidade das apresentações em cada cidade. “Todos esperam com grande expectativa o início do circuito das Mostras, pois elas proporcionam momentos que misturam todos os sentimentos e emoções em prol das apresentações artísticas. A evolução dos trabalhos da cenografia digital nas cidades está abrindo um novo leque de possibilidades até então desconhecidas. Os resultados serão belíssimos e prometem emocionar o público”, afirma.

Em 2015, o TIM ArtEducAção comemora 14 anos de resultados positivos e engrandecedores. Durante esse período, cerca de 65 mil alunos em Minas Gerais já foram atendidos pelas oficinas do programa. As apresentações das Mostra Artísticas sempre foram um sucesso em todas as cidades, ao longo desses anos, cerca de 150 espetáculos foram apresentados para mais de 100 mil pessoas.

Para Rodrigo Nunes Neves, Diretor Comercial da TIM MG, “as transformações sociais alcançadas pelo TIM ArtEducAção demonstram, com satisfação, os resultados de um dos pilares de nossa empresa: o cuidado com o outro. Saber que estamos investindo na formação de cidadãos a partir de um projeto que espalha cultura e educação de maneira tão eficiente nos enche de orgulho. Há 14 anos, o programa reflete uma boa conexão entre as iniciativas privada e pública e o terceiro setor”.

Em Poços de Caldas, 510 alunos participam das oficinas de teatro, música, dança, circo, artes visuais e arte digital. O programa é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, a  Soitic e a Casa São Salvador de tecidos.

Mostras Artísticas

As mostras são realizadas nas cidades atendidas pelo Programa, ao final de cada semestre. Os espetáculos reúnem os resultados do trabalho desenvolvido pelos alunos e professores de todas as oficinas e incentivam a formação de público ao final de cada ciclo do projeto. Os temas são variados e muitas vezes valorizam a literatura brasileira, as manifestações culturais e folclóricas de todo o país e histórias das cidades. Além de premiar e reconhecer o esforço dos alunos e arteducadores, incentiva o ingresso de novos alunos no TIM ArtEducAção e mostra aos familiares e à cidade o trabalho desenvolvido pelas oficinas artísticas.

O evento já faz parte do calendário cultural dos municípios. No palco, os jovens vivenciam a experiência singular de fazer parte de um espetáculo. E, na plateia, os familiares, amigos e comunidade ficam empolgados com os resultados obtidos.

TIM ArtEducAção

Realizado desde 2001, o Programa TIM ArtEducAção já atendeu mais de 65 mil crianças e adolescentes, da rede pública de ensino, em oficinas artísticas, ministradas em 13 cidades mineiras. O Programa é coordenado pela ONG Humanizarte e patrocinado pela empresa TIM por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Serviço

Mostra Artística TIM ArtEducAção – “As aventuras de Serafim”

Data: 22/06/2015

Local: Espaço Cultural da Urca – Praça Getúlio Vargas, S/N.

Horário: 20h

Entrada franca, sujeita à lotação.

Fonte: Tim ArtEducação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *