Teatro Benigno Gaiga será reinaugurado dia três de junho

Teatro
Reinauguração do teatro e eleição do conselho municipal estiveram em pauta no primeiro 'Diálogo com as Artes'.
Reinauguração do teatro e eleição do conselho municipal estiveram em pauta no primeiro ‘Diálogo com as Artes’.

O Teatro Benigno Gaiga, do espaço Cultural da Urca, será reinaugurado no dia três de junho. Com a finalização da obra, que custou R$150 mil, foram trocados forro, carpete, estofados, cortinas, cenotecnia, talhas e cadeiras. Os recursos vieram do Fundo Estadual de Cultura.

Este foi um dos assuntos da primeira edição do Diálogo com as Artes, realizada no teatro durante a noite de quinta-feira (7), com a presença de representantes do setor teatral. A reinauguração do espaço terá o espetáculo “Rito de Celebração”, de José Luiz Ribeiro, com direção de Marli Marques. No palco, atores dos diversos grupos de teatro locais.

A ideia partiu da atriz Elisângela Virga, que participou da última reinauguração do teatro, após a reforma de 1997. Na ocasião ela apresentou o mesmo texto com o Grupo Benigno Gaiga e direção de Nicionelly Carvalho. “É muito bacana que o pessoal da cidade, que está na lida do teatro, participe. O texto tem vários fragmentos e fala do teatro mesmo, em si”, explica a atriz.

Conselho de Cultura

A reunião também discutiu assuntos relacionados à Secretaria Municipal de Cultura, como a implantação do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Segundo o secretário municipal de Cultura, João Alexandre Moura, ainda no mês de maio será publicado o regulamento para a eleição do conselho, que passa a ser deliberativo.

A elaboração dos planos de cultura de cada área também foi discutida, já que a participação dos artistas é fundamental neste processo. “Agora com o Sistema Municipal de Cultura, vinculado ao Sistema Nacional de Cultura, quando recebermos recursos federais, esses planos vão definir como serão destinados os recursos”, informou o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *