Ziraldo recebe estudantes na Flipoços

Feira do Livro
IMG_8798
Paciente e extremamente solícito, Ziraldo faz questão de atender a todos os que querem um tempinho ao lado dele. Foto: Bruno Alves

O segundo dia da maratona de Ziraldo no Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços), começou às 9h desta segunda-feira. Ao longo do dia, ele foi prestigiado por cerca de 1.200 estudantes entre 3 e 12 anos da rede de ensino da região. Ontem (26), o escritor, cartunista e jornalista, patrono do evento, terminou de atender aos seus muitos fãs, que solicitavam autógrafos e fotos ao lado dele, depois das 23h. Paciente e extremamente solícito, Ziraldo faz questão de atender a todos os que querem um tempinho ao lado dele.

 O patrono do Flipoços é demorado no atendimento, já que além do autógrafo, muitas vezes ele faz um desenho personalizado para cada fã.  Mas, com grande vitalidade aos 82 anos, ele não se cansa. ‘‘Viajo o Brasil todo a convite de várias escolas, e a melhor maneira de se conhecer o nosso país é através das crianças’’, diz ele, completamente à vontade na presença dos vários fãs mirins.  

O grande diferencial de Ziraldo é que ele conversa de igual para igual com os pequenos. E as perguntas são as mais variadas possíveis. ‘‘Qual foi o primeiro grande livro de sua vida?’’, pergunta um dos pequenos fãs presente no Teatro da Urca, na segunda-feira. ‘‘Boa pergunta. Mas enquanto as crianças da minha idade liam Monteiro Lobato, eu gostava mesmo era de ler gibis do Batman’’, responde Ziraldo.

‘‘Quem vai ganhar a Copa de 1922?’’, pergunta outro garoto. ‘‘Olha, o Brasil tem os melhores jogadores do mundo, mas o problema são os dirigentes. O 7 a 1 da Alemanha já é passado’’, responde novamente Ziraldo.  ‘‘Mas vocês sabiam (dirigindo-se para à plateia) que o Brasil vai sediar as Olimpíadas em 2016? E nós, que nunca ganhamos o futebol nessa competição, vamos perder de novo, porque nossa seleção só está preocupada com a Copa América’’, responde novamente Ziraldo. É assim, sendo franco, que ele conquista cada vez mais fãs. Principalmente as crianças, com os quais fala diretamente. Sem rodeios ou medo de chocar.  

O Flipoços 2015, considerado o maior e mais importante evento do gênero em Minas Gerais, prossegue na terça-feira (28). O destaque do quarto dia de evento é o ‘‘Encontro Arte da Periferia’’, que reúne nomes consagrado da cultura hip hop, como Roberta Estrela D’Alva, atriz, diretora, pesquisadora e membro fundadora da primeira companhia de teatro hip hop do país.  

Fonte: ACS Flipoços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *