Encontro de Folia de Reis acontece no sábado

Eventos
Fieis lotam a Igreja durante a celebração.
Fiéis lotam a Igreja durante a celebração.

Nove companhias de Reis se apresentam no sábado (10), a partir das 13h, no Encontro de Folia de Reis. O evento, realizado na Basílica Nossa Senhora da Saúde, é organizado pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura através do Departamento de Cultura.

Originalmente, o Dia de Reis é comemorado nesta terça-feira (6). “O objetivo do encontro é valorizar a tradição popular presente na cidade”, diz o diretor municipal de Cultura, João Alexandre Moura.

A Folia de Reis tem origem européia e foi introduzida no Brasil a partir do século 19, tornando-se um costume folclórico e religioso de grande devoção, especialmente em Minas Gerais. Entre o Natal até o dia 6 de janeiro, centenas de Folias, em todo o Brasil, cantam nas casas em saudação ao menino Jesus, à Virgem Maria e aos Três Reis Magos.

Os foliões, cantadores e tocadores comandados por um chefe (embaixador ou mestre), percorrem vários lugares. Os cantores são acompanhados por instrumentos harmônicos e de percussão e vêm escoltados por dois bastiões (palhaços). Segundo a tradição, os bastiões representam soldados do rei Herodes, encarregados de matar aquele que viria a ser o grande rei dos judeus. Mas, contrariando a vontade de Herodes, protegeram Jesus.

Veja as companhias que irão participar do Encontro:

Cia. de Reis Pedro Gomes

Cia. de Reis Sr. Amadeu

Cia. de Reis Corumbi

Cia. de Reis Tiaozinho

Cia. de Reis José das Dores Gerônimo

Cia. de Reis Antônio Cassimiro

Cia. de Reis Ditinho

Cia. de Reis José Vitor da Silva

Cia. de Reis Parque Esperança

 

Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *