Instituto Moreira Salles abre exposição de aquarelas

Exposições
Aquarela de Thaís Bastos.
Aquarela de Thaís Bastos.

O Instituto Moreira Salles de Poços de Caldas (rua Teresópolis, 90, Jardim dos Estados) abre no próximo sábado (24), às 20h, a exposição Aquarelas de Guido Gregorini, Augusta Stein Carvalho Dias e Thaís M.C.Bastos, no Chalé Cristiano Osório.

Nascido em Veneza, em 1923, com formação em arquitetura pela Escola de Belas Artes, Gregorini deixou a Itália no pós-guerra com destino ao Brasil e trabalhou em projetos em São Paulo e Atibaia, onde se fixou com a família. Apesar do grande afeto que tinha por Poços de Caldas, a distância dos filhos levou-o a retornar para a região de Atibaia e construir uma nova residência em Extrema – MG. Faleceu nessa cidade em 1996 de maneira simples e discreta como vivera.

Durante os anos que passou em Poços de Caldas, munido de grande talento para o desenho e a aquarela e de uma generosidade ímpar, o artista ofereceu aulas de aquarela para um pequeno grupo que se reunia em sua casa semanalmente.

Duas de suas alunas prosseguiram nessa atividade: Augusta Stein Carvalho Dias e Thaís M. C. Bastos. A primeira, uma talentosa diletante anota afetivamente paisagens, flores, pássaros e detalhes do cotidiano da fazenda onde reside. A segunda, uma dedicada professora de desenho e pintura, beneficiou gerações que passaram por seu ateliê com seus ensinamentos e sensibilidade.

Esta exposição reúne trabalhos do “professor” Guido e suas “alunas” que evidenciam o domínio do mestre e sua capacidade de compartilhá-lo com absoluta modéstia, deixando que o estilo de suas aprendizes fluísse com a liberdade que o meio exige.

Serviço

Aquarelas de Guido Gregorini, Augusta Stein Carvalho dias e Thaís M.C.Bastos

Vernissage: 24 de maio, às 20h

Exposição: de 25 de maio a 20 de julho de 2014

Horário de visitação: de terça a domingo, das 13h às 19h

 Instituto Moreira Salles – Poços de Caldas

Rua Teresópolis, 90, Jardim dos Estados; tel.: (35) 3722-2776

Entrada franca

Fonte: ACS Instituto Moreira Salles