Home Especiais Comida Di Buteco Em abril tem maratona botequeira em Poços

Em abril tem maratona botequeira em Poços

0

 “Mais Amor e mais Boteco, Por favor!” Com esse manifesto à alegria, o Comida di Buteco abre a temporada da cozinha de raiz, em 16 cidades brasileiras, com 388 receitas inéditas. Num ano especial para o Concurso, que completa 15 anos de existência, o tema do petisco é livre e a criatividade é larga.

O Comida di Buteco, tradicional concurso mineiro de tira-gostos, acontece em Poços de Caldas, de 11 a 27 de abril. Durante os 17 dias, os interessados poderão percorrer os botecos participantes e provar os petiscos que disputam o título de melhor da cidade.

O Comida di Buteco acontece, simultaneamente, em 16 cidades brasileiras. Com essa dinâmica a ideia é fazer de abril/maio os meses da cozinha de boteco no Brasil.São elas: SP- São Paulo capital, Campinas, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. Rio de Janeiro, Goiânia, Fortaleza, Belém, Manaus, Salvador. Minas Gerais: Belo Horizonte, Montes Claros, Ipatinga, Poços de Caldas, Uberlândia e Juiz de Fora.

 O Concurso

O Comida di Buteco é um concurso de gastronomia típica de botecos, cuja proposta é resgatar a culinária de raiz e valorizar a tradição dos botecos da cidade.

Em cada bar haverá uma urna lacrada para que os clientes depositem as cédulas com seus votos. Serão avaliados o melhor tira-gosto (70% do peso do voto), a temperatura da bebida (10%), higiene (10%) e o atendimento (10%). Além dessa avaliação, haverá um júri. Cada jurado irá a três botecos e se identificará apenas na hora de pagar a conta.

Os votos do público e do júri têm o mesmo peso (50% cada). Serão válidas apenas as cédulas que contarem com o nome e o RG do cliente. Os votos serão aferidos pelo Instituto Vox Populi e o resultado só é conhecido na hora da premiação.

Para participar, o local tem que ter “cara” de boteco e o dono tem que trabalhar no estabelecimento e viver da renda do bar. Além disso, apenas petiscos podem ser inscritos. Outra exigência é que a cada ano o boteco inscreva um tira-gosto diferente.

Criado em 2000, tem a missão de transformar vidas através da cozinha de raíz – boteco extensão de casa , e estimula os pequenos estabelecimentos, botecos, à novas criações, cumprindo assim, um importante papel de fomento à cultura gastronômica de boteco e desenvolvimento do setor. Concurso pioneiro nesse universo, é um dos maiores responsáveis por legitimar o boteco como um importante ícone da cultura e gastronomia do Brasil .

São 15 anos de histórias de vidas transformadas pela força de um evento que mobiliza milhões de pessoas, em várias cidades do Brasil, em volta das mesas dos botecos. Uma trajetória marcada por muita criatividade, envolvimento do público, geração de empregos, e mais de 380 receitas

novas a cada edição. Já inscreve um legado à cozinha brasileira e ainda ganha mais força ano a ano, se consolidando como plataforma sócio-econômica em cada uma das cidades onde é realizado.

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam no seu valor como plataforma de desenvolvimento de suas marcas.

Em Poços de Caldas, temos:

Cerveja Oficial: Bohemia

Apresentação:Mastercard,

Patrocínio: Lay’s , Trident e Gasmig/Governo de Minas

Apoio: Prefeitura Municipal, Doritos, Pepsi, Philadelphia; SENAC; ABRASEL; Hotel Nacional Inn; Porto Seguro; Teart Maison e Casa Geraldo.

Promoção: EPTV.

Apuração dos votos: Vox Populi

Curiosidade

Em 15 anos de concurso, houve mais de 2 milhões de votos; mais de 1.5 milhão de tira-gostos vendidos, apenas no período do evento; mais de 100 milhões de mídia espontânea; mais de 4 milhões de pessoas impactadas diretamente pelo concurso; mais de 1000 botecos impactados.

O perfil dos botecos escolhidos

O Comida di Buteco escolhe para participar os botecos classificados pela realização do concurso como “espontâneos”. O espontâneo é aquele boteco em que o proprietário, obrigatoriamente, administra o negócio; sua história e seu dia a dia comungam com a identidade do dono, que na maioria das vezes conta com a força de trabalho de mais pessoas da sua família. O boteco espontâneo não faz parte de uma rede ou franquia de marca.

Vários botecos que participam são muito tradicionais, tendo de existência, grande parte da própria vida de seus donos. Alguns passaram de pai pra filho, avô para neto. E tem aqueles que são mais recentes, mas com alma de boteco tradicional e espontâneo. Já nasceram com ótima relação com sua vizinhança e seguem fazendo tradição mesmo com menos tempo de existência. São todos estabelecimentos que tem na sua espontaneidade uma marca que os torna únicos e portanto,especiais. O que vale é que tenha cozinha boa, a cara do dono e alma de boteco.

Quem faz o Comida di Buteco

O Comida di Buteco é realizado pela Comida di Buteco Produções Gastronômicas, comandada pelos empresários Maria Eulalia Araujo/Gestão de Botecos e Gestão de Imprensa; Flavia Rocha / Gestão de Publicidade e Gestão de Operações / Ronaldo Perri – Gestor Geral.

Acesse: www.comidadibuteco.com.br

Fonte; ACS Comida di Buteco