Poços de Caldas recebe exposição gratuita do fotógrafo Sebastião Salgado

Exposições
Exposição começa dia 20 de novembro
Exposição começa dia 20 de novembro

Fruto de um trabalho de seis anos e viagens do artista mineiro por 40 países, a exposição “Êxodos” tem como objetivo provocar uma reflexão sobre as questões políticas, sociais e econômicas que são retratadas nas fotos. Nas palavras do próprio Sebastião: “Êxodos conta a história da humanidade em trânsito. É uma história perturbadora, pois poucas pessoas abandonam a terra natal por vontade própria. Em geral, elas se tornam migrantes, refugiadas ou exiladas constrangidas por forças que não têm como controlar, fugindo da pobreza, da repressão ou das guerras”.

A mostra terá início no dia 29 de novembro e permanecerá aberta ao público, gratuitamente, até 14 de fevereiro de 2014. As fotos estão divididas em cinco subtemas: África, Luta pela Terra, Mega Cidades, Refugiados e Retratos.

Além da mostra “Êxodos”, os visitantes poderão conferir o livro do mais recente trabalho de Sebastião Salgado, “Gênesis”, com 250 fotografias de paisagens e sociedades que ainda permanecem intocáveis pelo homem ao redor do planeta.

A Ampliart também trará materiais do Instituto Terra (ONG de preservação ao meio ambiente administrada pelo artista e sua esposa, Lélia Deluiz Wanick Salgado) e organizará visitas educativas junto à rede de ensino de Poços de Caldas, dentro de uma proposta de Arte, Educação e Sustentabilidade.

Em paralelo à exposição de Sebastião Salgado, a Ampliart lançará, na mesma data, a mostra da artista plástica gaúcha Tânia Stempkowski, que apresenta sua obra “Epifania”, em que ela retrata o universo feminino em telas de tons suaves e muito movimento.

Serviço

Abertura oficial: 29 de novembro, às 20h
Duração: até 14 de fevereiro de 2014
(Seg. a Sex., das 8h às 18h / Sáb., das 9h às 12h).
Galeria Ampliart: Rua Paraná, 487, em Poços de Caldas-MG.
www.ampliart.com

Sobre a Ampliart

A iniciativa de promover obras de arte utilizando o meio virtual foi desenhada a partir da experiência do grupo SOITIC, que há 30 anos desenvolve Soluções Inteligentes para a Tecnologia da Informação e Comunicação. A Ampliart é uma empresa do grupo SOITIC e tem como intuito levar “A Criação de Todos para Todos”, oferecendo ao mesmo tempo vantagens únicas para artistas e para os apreciadores de arte, que podem pesquisar e comprar obras variadas, de excelente qualidade, a partir de qualquer lugar no mundo. A galeria física da Ampliart, localizada em Poços de Caldas – MG, é uma conexão permanente com a galeria virtual.

Fonte: ACS Ampliart.