Home Especiais Festa Uai Vigilância Sanitária realiza capacitação para entidades da Festa UAI

Vigilância Sanitária realiza capacitação para entidades da Festa UAI

0
Vigilância Sanitária realiza capacitação para entidades da Festa UAI
Reunião foi realizada na Urca
Reunião foi realizada na Urca

Representantes de 17 entidades responsáveis pelas barracas que servirão comidas típicas durante a 31ª edição da Festa UAI, que acontece de 21 a 25 de agosto no estacionamento do Estádio Ronaldão, participaram ,na tarde de terça, 13, de uma capacitação da Vigilância Sanitária municipal sobre as boas práticas de manipulação de alimentos. A capacitação aconteceu no Espaço Cultural da Urca e contou ainda com a presença de parte da equipe organizadora da festa, tendo à frente a diretora de Turismo, Sylvia Karina.

“Realizamos diversas reuniões preparatórias, com o objetivo de esclarecer e compartilhar as regras dos concursos que serão realizados durante a festa, como o que vai eleger a Flor Cabocla e também o  de melhor decoração das barracas. Desde julho estamos nos encontrando com representantes das entidades e nesta terça, além da capacitação da Vigilância Sanitária, aproveitamos para  passar a programação completa da festa, que foi muito bem recebida por todos os presentes”, informa a diretora.

Para Antonio Carlos Teodoro, o Carapiá, representante da Saci-Pô, a expectativa é de que a festa esteja bastante movimentada. “Esperamos que o público seja superior que o dos anos anteriores. Uma das novidades é que a festa não terá o fechamento de tapumes, então o acesso do público fica facilitado. A organização está indo muito bem e os shows  são muito bons”.

Já para Priscila Evelin Bastos, do Grupo de Ação Anjos da Vida, expectativa “é a melhor possível, estamos trabalhando para isso”. A entidade servirá Macarronada Mineira, feita com macarrão caseiro, com queijo Araxá,  acompanha por torresmo e lingüiça. Ela destaca ainda que todas as orientações recebidas da Vigilância Sanitária serão repassadas e cobradas de todos os voluntários que irão trabalhar na barraca.

De acordo com Dalton Fernandes Moreira, da Vigilância Sanitária, esta é uma das dificuldades. “Hoje, estamos trabalhando com os multiplicadores. Estamos orientando os representantes das entidades e eles é que vão repassar todas as informações para os voluntários, já que cada dia, pessoas diferentes vão trabalhar nas cozinhas e para servir o público”. As orientações vão desde a higiene pessoal, passando pela exigência do jaleco, touca e sapato fechado, até a conservação dos alimentos e desinfecção de verduras. “Tudo isso para garantir a qualidade dos alimentos servidos durante a festa. Os fiscais da VISA estarão trabalhando também durante a festa.

Confira os pratos que serão servidos durante a 31ª edição da Festa UAI:

AACD: Arroz Nhá Chica e cozido à mineira

AADV: escondidinho de frango e costelinha de porco

Adefip: vaca atolada

Amigos do Casca: feijoada mineira e bisteca mineira

Anjos da Vida: macarronada mineira e pernil

Apae: tutu mineiro e mexido de frango desfiado com calabresa e farinha (farnel)

Aphas: caldo de feijão, pastel de fubá e frango com milho

Avocc: arroz com costelinha e quiabo, escondidinho de carne seca e caldos

Basílica Nossa Senhora da Saúde: Lombo à Chico Mineiro, paçoca de carne  e frango com creme de milho

Blocapo: doces

Chácara Santa Clara: costela

Chico Rei: Rabada e frango com polenta

Dispensário Santa Bárbara: Bisteca Uai

Escoteiros: chás, quentão, biscoito, pão de queijo, rosca e broa

Paróquia São Sebastião: suan com mandioca ou milho, lombo recheado

Portadores da Síndrome de Down: canjiquinha com costelinha e pastel

Saci-Pô: leitoa à pururuca e frango crioulo

Tok-Tô-À-toa: derivados de milho

Unidos da Baixada: arroz de Minas

Vivaldinos da Vivaldi: frango com quiabo, fava na cumbuca e porção de costelinha com mel e cachaça

*Barracas servirão também porções, além dos pratos principais

Fonte: ACS Prefeitura Municipal de Poços de Caldas