Palco de Rua tem grafite, teatro e debate

Eventos
Cia Konfronto se apresenta no evento
Cia Konfronto se apresenta no evento

A primeira edição do Palco de Rua, evento criado pela União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes), promoveu diversos tipos de arte neste sábado (10).

O grafiteiro Diego Das realizou uma oficina de grafite no muro atrás do Espaço Cultural da Urca. Na Praça do Xadrez, se apresentaram a Cia Konfronto de Teatro e a Trupe de Ruah. Além disso, houve um debate sobre a valorização da arte nas ruas.

O vice-presidente da Umes, Gustavo Carvalho Guimarães, conta que o objetivo do evento é chamar a atenção dos jovens para a cultura e a política. Nesta edição, o tema principal foi a arte de rua. “Queremos que os estudantes se sintam estimulados a produzir arte e participar da política. Uma das nossas metas é implantar grêmios em todas as escolas. A Umes deveria vir dos grêmios, mas foi criada para dar origem aos grêmios”, explica o vice-presidente.

Trupe de Ruah reúne artistas circenses
Trupe de Ruah reúne artistas circenses

Trupe de Ruah

O grupo circense Trupe de Ruah participou com uma apresentação solo, do ator Ivan Luiz Soares. O grupo começou em 2009 apenas com acrobatas, mas hoje tem mágicos, percussionistas e malabaristas, num total de nove integrantes. Todos são autodidatas.

Para Ivan, essa oportunidade é muito válida, principalmente por ter sido criada por estudantes. “É massa demais, isso já tinha que ter na cidade há muito mais tempo. Se a gente não consegue o teatro, vamos para a rua. Não é por conta disso que o nosso trabalho vai ser impedido”, disse.