Atores contam lendas urbanas no Julho Fest

Julho Fest
Fantoches e instrumentos musicais fazem parte da contação de histórias
Fantoches e instrumentos musicais fazem parte da contação de histórias

O projeto de contação de histórias Além da Lenda é uma das atrações do Julho Fest. Atores resgatam casos curiosos da história da cidade, baseados no livro “Memórias Históricas de Poços de Caldas”, escrito pela museóloga Nilza Botelho Megale.

O ator Marcelo Betti, idealizador do projeto, conta que pretende resgatar a identidade local e repassar o conhecimento para as crianças. Quando acabar o festival de inverno, o projeto continua nas escolas locais. Na apresentação desta quinta-feira (18), três lendas foram escolhidas. Uma delas, sobre a francesa que teria feito pacto com o diabo. O livro conta que ela morava na rua Minas Gerais e teria feito o pacto com o objetivo de se tornar rica, no início do século 20. Além disso, ela apadrinhava crianças poços-caldenses com para vender as almas dos pequenos.

Os três atores envolvidos usam fantoches e instrumentos musicais para atrair a atenção das crianças. “É bem interessante resgatar os costumes, as lendas. O trabalho da Nilza foi um presente para os poços-caldenses”, agradece Marcelo Betti. O projeto acontece no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas. A programação completa do Julho Fest pode ser conferida neste link.