15.9 C
Poços de Caldas
Publicidade

Feira de Artesanato Rural representa cultura mineira

- Publicidade -
Feira termina dia 11 de julho
Feira termina dia 11 de julho

O Espaço Cultural da Urca está recebendo a 23ª Feira de Artesanato Rural da Associação Mineira de Artesanato Rural (Amar). Cerca de 40 artesãos vendem trabalhos feitos com matérias-primas colhidas na natureza, como folha de bananeira, algodão, argila, madeira e pedra.

A associação tem 55 artesãos registrados, que trabalham em duas feiras no estado. Além de Poços de Caldas, também promovem o evento em São Lourenço, durante a semana santa . Neste ano, foi escolhido o início do mês de julho para a feira local, já que é feriado prolongado no estado de São Paulo.

A presidente da Amar, Ivana Dantés, acredita que a feira representa a cultura do estado. “É uma colcha de retalhos, é a cultura mineira mesmo, o artesanato tradicional, com a matéria prima tirada da terra”.

O artesanato continua sendo uma importante fonte de renda em comunidades rurais, principalmente no Vale do Jequitinhonha. Um dos expositores, da cidade de Turmalina, conta que toda a família trabalha na produção das bonecas de argila. São dez pessoas em busca de um dinheiro extra. “A gente nasceu na zona rural. Na época de chuva, trabalhamos na lavoura. Na época de sol, a gente mexe com artesanato”, explica o artesão Manoel Gomes de Assis. A feira termina dia 11 de julho e o horário de visitação é das 10h às 21h.

- Publicidade -
Veja também
Mais do Poços Já