Home Arte Exposições Caminhão-Museu Sentimentos da Terra chega a Poços de Caldas

Caminhão-Museu Sentimentos da Terra chega a Poços de Caldas

0
Caminhão-Museu Sentimentos da Terra chega a Poços de Caldas
Caminhão-Museu Sentimentos da Terra chega a Poços de Caldas
Caminhão-Museu Sentimentos da Terra chega a Poços de Caldas

As atividades do Caminhão-Museu Sentimentos da Terra, que conta a história dos movimentos de luta pela terra no Brasil, serão abertas na quarta-feira, dia 29 de maio, às 10h, no Parque José Affonso Junqueira. O projeto Sentimentos da Terra é viabilizado numa parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (Projeto República) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA (Nead) e conta com o patrocínio da Caixa e a parceria local com a Prefeitura de Poços de Caldas.

Equipado com tecnologia de informação e entretenimento de ponta, o caminhão-museu conta com diversos ambientes, que abrigam grande exposição interativa. A mostra vai permanecer um final de semana em cada cidade, e já visitou Belo Horizonte, Jequitibá e Pouso Alegre em Minas Gerais e Limeira no interior paulista. A proposta do projeto é reunir o rigor historiográfico com uma linguagem artística acessível a um público diversificado, em metrópoles e pequenas cidades, assentamentos e reservas indígenas. A programação prevê atividades para os períodos da manhã e tarde. O caminhão permanece na cidade até o domingo dia 2de junho. As visitas monitoradas foram agendadas nas escolas pela Secretaria Municipal de Educação. Todos os espaços são abertos ao público.

Conteúdo

No Museu, são apresentados 11 documentários realizados por Gringo Cardia a partir do conteúdo histórico pesquisado pelo Projeto República. Os vídeos são narrados por importantes nomes da cultura brasileira: Caio Blat, Chico Buarque, Dira Paes, Gilberto Gil, José Wilker, Letícia Sabatella, Marcos Palmeira, Maria Bethânia, Regina Casé, Vera Holtz e Wagner Moura.

Há outras atrações. O Espaço da Imaginação, por exemplo, é equipado com computadores, acesso à internet, monitores com tela interativa e uma biblioteca especializada, com livros de arte, fotografia, geografia, história, costumes e tradições, além de jornais e revistas.