16.4 C
Poços de Caldas
Publicidade

Escritor indígena abre Congresso Nacional de Meio Ambiente

- Publicidade -
Indígena Daniel Munduruku realiza a primeira palestra
Indígena Daniel Munduruku realiza a primeira palestra

Começou na manhã de hoje a décima edição do Congresso Nacional do Meio Ambiente, realizado no Espaço Cultural da Urca. Até a próxima sexta-feira, Poços de Caldas recebe profissionais da área e palestrantes renomados como a ex-senadora Marina Silva. “Procuramos trazer figuras de expressão nacional. Isso acaba servindo de exemplo para quem participa do congresso. A gente precisa ter referências, pessoas que passem informações importantes para que a gente consiga ser cada vez melhor”, explica a organizadora do congresso, Gisele Corrêa.

A palestra de abertura foi realizada pelo escritor indígena Daniel Munduruku, que é graduado em Filosofia, tem licenciatura em História e Psicologia, além de ser doutor em educação pela USP. Daniel é do estado do Pará, e foi criado na comunidade Munduruku. Mas decidiu entrar no mundo acadêmico para defender a cultura indígena nas cidades. “Eu quero mostrar que é possível ser indígena e dominar os conhecimentos da sociedade dita como civilizada. É possível a gente continuar sendo a gente mesmo. Isso tem sido pra mim um exercício muito interessante de fortalecimento da identidade.”

Durante o congresso, serão discutidos temas como: Política Nacional de Resíduos Sólidos; Produção Sustentável e Segurança Alimentar; Economia Verde; Saúde e o Meio Ambiente; Turismo Sustentável; Educação Ambiental e Sustentabilidade; Águas e Recursos Hídricos; Energia e Fontes Alternativas; Mudanças Climáticas e Aquecimento Global. Também há uma exposição de fotos do fotógrafo ambientalista  Ederson Godoy e diversos mini-cursos.

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço participou da cerimônia de abertura e destacou os desafios dessa gestão na área de meio ambiente. Entre eles, a gestão das águas, o cuidado com as reservas ambientais e a urbanização aliada aos princípios de preservação ambiental. “O caminho correto é termos um desenvolvimento sustentável industrial e turístico. Uma coisa não se contrapõe à outra, tem que andar juntas.”

- Publicidade -
Veja também
Mais do Poços Já