Comida di Buteco começa hoje

Comida Di Buteco
Os pratos devem conter mandioca e/ou linguiça
Os pratos devem conter mandioca e/ou linguiça

Começa hoje o Comida di Buteco 2013. Com 15 bares participantes em Poços de Caldas, a novidade deste ano fica por conta dos ingredientes obrigatórios: linguiça e/ou mandioca. O evento se tornou uma das atrações mais aguardadas no calendário de eventos da cidade e, este ano, acontecerá simultaneamente nas 16 cidades participantes, todas com os mesmos ingredientes obrigatórios. O evento acontece até o dia 12 de maio.

Criado em 2000 com a missão de resgatar e valorizar a cozinha de raiz no Brasil, e estimular os pequenos estabelecimentos, botecos, à novas criações, o Concurso Comida di Buteco vem cumprindo um importante papel de fomento à cultura gastronômica, desenvolvimento do setor e principalmente demarcando circuitos urbanos de sociabilidade e lazer através da boa cozinha dos botecos. Concurso pioneiro nesse setor,  é um dos maiores responsáveis por  contribuir para legitimar o boteco como um importante ícone  da cultura e gastronomia nacionais.

Dinâmica do Concurso

Essa é a eleição do melhor boteco da cidade. Cada participante cria um petisco para concorrer. O público e um corpo de jurados tem que visitar os botecos e votar no local. A média entre os quesitos avaliados garante o resultado da premiação. São avaliados de 0 a 10, a HIGIENE, O ATENDIMENTO, A TEMPERATURA DA BEBIDA E O PETISCO ( que leva 70% da nota ). O voto do júri vale 50% e do público 50%. O Instituto de Pesquisas Vox Populi é o responsável pela apuração dos votos nas 16 cidades.

O perfil dos botecos escolhidos

O Comida di Buteco escolhe para participar os botecos classificados pela realização do concurso como “ESPONTÂNEOS”:

espontâneo é aquele boteco em que o proprietário, obrigatoriamente, administra  o negócio; sua história e seu dia a dia  comungam com a identidade do dono, que na maioria das vezes  conta com a força de trabalho de mais pessoas da sua família.

boteco espontâneo não faz  parte de uma rede ou franquia de marca.

Vários botecos que participam são muito tradicionais, tendo de existência,  grande parte da própria  vida de seus donos.  Alguns passaram de pai pra filho, avô para neto. E tem aqueles que são mais recentes, mas com alma de boteco tradicional e espontâneo. Já nasceram com ótima relação com sua vizinhança e seguem fazendo tradição mesmo com menos tempo de existência. São todos estabelecimentos que  tem na sua espontaneidade uma marca que os torna únicos e portanto,especiais. O que vale é que tenha cozinha boa, a cara do dono e alma de boteco. (Fonte: ACS Comida di Buteco)