Publicidade

Dois homens, de 21 e 23 anos, foram presos pela Polícia Civil de Poços de Caldas nesta semana. Eles são acusados de aplicar o golpe do cartão clonado e causar prejuízos em diversas lojas.

Publicidade

A dupla foi presa ao tentar retirar mercadoria em um estabelecimento comercial do Centro. De acordo com o delegado Thiago Moreira, os dois estariam fazendo compras no comércio local, bem como em lojas online. “Levantamentos iniciais apontam que, pelo menos, três empresas teriam sido lesadas por eles”, conta o delegado.

Entre os materiais apreendidos estão cartões de vítimas (foto: Polícia Civil)

Segundo a Polícia Civil, lojas virtuais de vestuário e eletrônicos, além de supermercados, estavam entre os alvos da dupla. Nesse tipo de golpe, a vítima costuma descobrir a fraude após a administradora do cartão de crédito do real titular cancelar os valores referentes às compras efetuadas, mas os produtos já podem estar em poder dos golpistas.

Um dos presos já possui condenação criminal pela mesma prática, no estado de São Paulo.

Cuidados

Entre as dicas para evitar golpes com cartões bancários, a Polícia Civil orienta a não fornecer nenhum dado por telefone (ou e-mail) e nem entregar o cartão a pessoas desconhecidas, quando solicitado. Ao receber ligação, o ideal é entrar em contato diretamente com o banco ou operadora, somente pelos canais formais de comunicação fornecidos pela empresa e não aquele informado por quem está do outro lado da linha.

Caso a vítima que teve os dados usados de forma indevida perceba a existência do golpe, ela deve procurar a unidade policial mais próxima e registrar o boletim de ocorrência, bem como representar criminalmente para instauração de inquérito policial. O mesmo procedimento vale para empresas que tiverem sido lesadas pela fraude.