Publicidade

Incêndios mobilizaram equipes do Corpo de Bombeiros na última terça-feira (2). Nos três casos, devido à ação rápida dos bombeiros, ninguém ficou ferido.

Publicidade

O período de estiagem costuma aumentar este tipo de ocorrência. Um dos incêndios ocorreu próximo a uma área de cultivo de café na Fazenda Boa Vista. O local era de difícil acesso, mas havia risco da queima da plantação de café, o que demandou dos bombeiros um trabalho rápido de contenção das chamas, com auxílio de abafadores e mochilas carregadas de água. O trabalho dos militares durou cerca de cinco horas, em cerca de 5,7 hectares, o equivalente a 57.000 metros quadrados.

Vegetação seca faz com que as chamas se espalhem rapidamente (fotos: BM)

Outro incêndio debelado foi próximo à avenida Wenceslau Braz, no Itamaraty 5. As chamas surgiram em um lote vago e consumiram cerca de 5.000 metros quadrados de vegetação, deixando muita fumaça nas moradias vizinhas.

Ainda na noite de terça-feira, os militares combateram um incêndio na rua Beira Linha, bairro Campo da Mogiana. O incêndio ocorreu em uma área de vegetação próxima a residências, quase atingindo um galinheiro. Os militares realizaram o combate com uso de água e abafadores. No local, foram encontrados entulhos e garrafas.

Combates aconteceram durante o dia e a noite

Orientações

O Corpo de Bombeiros orienta que a população realize a limpeza de lotes, retirando entulhos e outros materiais que, além de propiciar a incidência de animais peçonhentos, pode corroborar com os incêndios. A prática de queimadas é crime, sendo necessária uma autorização junto ao Instituto Estadual de Florestas para tal.

Além disso, nesse período de estiagem, os incêndios florestais ou em vegetação colocam em risco pessoas e bens, além de provocar danos ambientais, muitas vezes irreversíveis. A grande maioria desses incêndios são causados pela ação do homem. No período de seca, com vento e baixa umidade relativa do ar, pequenas fagulhas podem se propagar provocando um grande incêndio, por este motivo, é preciso estar atento.

Caso visualize algum foco de incêndio, disque 193. A prática de queimadas é crime de acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98), artigo 41, com pena prevista de reclusão.