Publicidade

Já estão disponíveis em 17 salas de vacinação do município as doses da vacina Pentavalente. Constante no calendário nacional de imunização, a Pentavalente deve ser aplicada em bebês, aos dois, quatro e seis meses de vida. A vacina imuniza contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite causada pela bactéria haemophillus influenzae. A vacina esteve em falta desde dezembro.

Publicidade
Município recebeu pouco mais de 500 doses (foto: Divulgação)

Na semana passada, o Ministério da Saúde informou a compra de um novo lote, com um milhão e 700 mil doses, a ser distribuído para todo o Brasil. A falta das doses é um problema nacional, que em muitos municípios, começou no segundo semestre de 2019. Segundo o Ministério da Saúde, a situação foi gerada porque um estoque de Pentavalente adquirido por intermédio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) foi reprovado em testes de qualidade feitos pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e pela (Anvisa) – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. As compras com este fornecedor foram interrompidas e por não haver disponibilidade de entrega imediata de nenhum outro fornecedor internacional, o desabastecimento de doses foi gerado. A Pentavalente não tem produção nacional e por isso, a necessidade de importação. Em Poços, a vacina começou a faltar na segunda quinzena de dezembro. A vacinação foi retomada nesta segunda, 20. “Recebemos 522 doses, enviadas pela Regional de Saúde de Pouso Alegre. Esta quantidade é o que recebemos normalmente na nossa rotina mensal. Como tivemos um mês de falta, não sabemos para até quando este estoque será suficiente, é uma situação que estamos acompanhando até porque o Ministério da Saúde tem divulgado que prevê a normalização do abastecimento para março”, explicou Juliana Loro, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

O Ministério da Saúde é o responsável pelo abastecimento de vacinas na Rede SUS. A distribuição é feita para os Estados, que por sua vez, organizam esta logística em Regionais de Saúde. O secretário de Saúde Carlos Mosconi orienta que os pais de crianças na faixa etária prevista para receber a Pentavalente, procurem uma sala de vacinação o mais rápido possível. “Vivemos uma situação de incerteza com relação ao abastecimento da Pentavalente e não podemos precisar até quando teremos este estoque que acabamos de receber. Por isso é importante que os pais que estavam aguardando pela chegada desta vacina, compareçam com as crianças a uma de nossas salas o quanto antes. Importante orientar também que não há motivos para pânico. Se houver uma nova falta, ela será temporária, visto que em fevereiro devemos receber mais doses e como o próprio Ministério da Saúde tem divulgado, esta situação deve ser normalizada até o mês de março”, concluiu.

As salas dos bairros Itamaraty, Jardim Country Club e Vila Nova estão temporariamente fechadas para manutenção do sistema de refrigeração. Permanecem em funcionamento, as salas dos bairros: São Jorge, Ponto da Cascata, Esperança II, Regional Sul, Kennedy I e II, Quisissana, Santa Rosália, Dom Bosco I, Nova Aurora, Jardim São Paulo, Regional Leste, Santa Augusta, Parque Pinheiros, Caio Junqueira e São José. Nestas salas, o funcionamento é das 8h às 16h30. Na Policlínica Central, o atendimento é estendido, das 8h às 18h. É importante levar a carteirinha de vacinação da criança. Na zona rural, a vacinação é feita pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família.