Publicidade

Como em anos anteriores, golpistas estão usando o nome da Receita Federal para atrair vítimas. O contribuinte recebe, por correspondência, em sua residência, uma intimação para regularização de dados cadastrais. Nesta correspondência há um endereço eletrônico para acesso e atualização de dados bancários. Com os dados, em mãos os estelionatários conseguem transações. O endereço informado não tem nenhuma relação com o site da Receita.

Publicidade
Carta com orientações para golpe é enviada para contribuintes (foto: divulgação)

Apesar de conter o logotipo e o nome da Receita Federal, a carta é uma tentativa de golpe e não é enviada pelo órgão. O Delegado da Receita Federal em Poços de Caldas, auditor-fiscal Michel Lopes Teodoro, falou sobre o golpe: “ a correspondência induz o cidadão ao erro por solicitar informações financeiras, fiscais ou cadastrais em nome da Receita Federal. A Receita em hipótese alguma solicita informações pessoais ou bancárias do contribuinte por meio de correspondência.”

O que fazer caso receba uma carta?

A orientação ao contribuinte é que, caso receba esse tipo de correspondência, destrua a carta e jamais acesse o endereço eletrônico indicado. Em relação aos dados bancários de pessoas físicas, o contribuinte só os informa à Receita Federal, a seu critério, para fins de débito automático ou depósito de restituição do Imposto de Renda. Em ambos os casos, a informação é fornecida na Declaração do Imposto de Renda e pode ser alterada por meio do Extrato da Dirpf no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC).

Caso o contribuinte não consiga utilizar os serviços virtuais, ele deve procurar um Centro de Atendimento ao Contribuinte nas Unidades da Receita Federal, através do site. Nenhum outro site ou endereço na internet está habilitado a fazer procedimentos em nome da Receita Federal.

Fonte: Delegacia da Receita Federal em Poços de Caldas.