Publicidade

Quem passa em frente a Santa Casa de Poços e vê o grande laço enfeitando o Hospital, sinalizando a época natalina, não pode imaginar a quantidade de atos de amor que foram vistos neste mês de dezembro na Irmandade.

Publicidade

As alas da Santa Casa foram todas decoradas, destaque para a UTI Adulto, com a árvore de fotos dos funcionários; a UTI Neo, que fez uma árvore com a marca dos pézinhos dos recém-nascidos;  Hemodiálise, que criou bolas natalinas com as fotos dos pacientes; a Ala C, que fez uma decoração maravilhosa, entre outras.

O evento que abriu a temporada de Natal na Santa Casa aconteceu no dia 10 de dezembro, com as crianças do coral da Escola Municipal Dona Vicentina Massa, que emocionaram a todos, cantando nos corredores do Hospital e depois fazendo uma bela apresentação nas escadarias de entrada. Elas cantaram canções natalinas e músicas populares, mostrando um talento que deixou o público boquiaberto.

“Todo dia a gente aprende um pouquinho com as crianças. A naturalidade com que elas agem, que elas aprendem. Não é só importante para elas, como é importante para os que escutam também, não só em hospital,  mas em asilos, em praças, onde eles vão eles encantam. Para a apresentação na Santa Casa escolhemos músicas de Natal , músicas que as crianças gostam de cantar e músicas em outras línguas, que elas estão aprendendo, como foi o caso de Stand By Me”, conta a professora do Conservatório Musical Antônio F. Viviani, Juliana Cincoetti Galvão, que está a frente do coral da Escola Dona Vicentina Massa há 11 anos.

 

Entrega de panetones na Unacon

Na quinta-feira ,11, um dia após a apresentação do coral da Escola Dona Vicentina Massa, foi a vez do grupo Amigos da Fé, criado através do Encontro de Casais com Cristo, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, com a presença do Papai Noel, em uma linda ação de Natal, entregar panetones para os pacientes da Unacon.

“Arrecadamos em torno de 150 panetones, que conseguimos com a ajuda de muitos amigos. Sabemos que as pessoas que fazem o tratamento aqui na Unacon estão muitas vezes desanimadas e queremos mostrar com esse ato que o calor humano pode amenizar o sofrimento das pessoas. Além de levar os panetones, o importante foi nossa presença, levar a palavra de Deus e um pouco de conforto para essa pessoas, para que elas possam enfrentar as dificuldades que elas estão passando”, revela Paulo César Mazucchi, um dos organizadores da ação.

 

 

Equoterapia/ Capitão América 

No sábado, 14 de dezembro, foi a vez de personagens de dois projetos que fizeram sucesso neste ano na Santa Casa comparecerem ao Hospital para levar um pouco de amor ao Natal dos pacientes. Vestido de Papai Noel e ao lado da Mamãe Noel, o  equoterapeuta Fernando Leite, responsável pela Equoterapia Viva La Vida, realizou uma sessão de equoterapia de natal com os pacientes e visitou as alas levando um pouco de carinho aos enfermos.

Eles tiveram a companhia do Chico Rogers, mais conhecido como o Capitão América Poços-caldense. Durante todo o ano, ele levou alegria aos pacientes da Santa Casa e neste Natal não poderia deixar de visitar o local por onde passou tantos momentos emocionantes desde que criou o personagem.

“Esse projeto do Capitão América começou na Santa Casa de Poços, que abriu as portas para mim. Foram momentos muito emocionantes nas visitas que fiz aos pacientes, em um ano muito especial para mim, onde realizei muitos sonhos. Agradeço a direção da Santa Casa por ter acreditado no meu trabalho. Podem contar sempre comigo”, afirma o Capitão América.

 

Natal da Unacon

Como acontece todos os anos, na segunda-feira, 16 de dezembro, aconteceu o Natal da Unacon, que contou com a lindíssima participação do Coral Santa Luzia e do Papai Noel Benedito Domingos, o Papai Noel oficial no Natal poços-caldense.

Após cantarem por quase uma hora na Unacon, Papai Noel e membros do coral visitaram todas as alas do Hospital, levando música, amor e o espírito natalino para os pacientes. O evento ainda contou com a distribuição de mini-panetones pela turma da Gaapo.

“Todos os anos realizamos com muito carinho esse natal para os pacientes da Unacon. Contamos com o talento do coral Santa Luzia, que emociona cantando músicas de natal, além da presença do Papai Noel Benedito Domingos, que abrilhanta ainda mais a festa. Festa essa que não se restringe a Unacon, já que a turma passa por todas as alas do Hospital”, explica a assistente social da Unacon, Alessandra Terra, organizadora do Natal na Unidade.

 

Papai Noel da Humanização 

Outra tradição da Santa Casa de Poços é o Papai Noel da Humanização. Na última sexta, 20, foram as funcionárias Andréia Almeida (Papai Noel) e Thabata Ferrari (Mamãe Noel) que fizeram a alegria de pacientes e funcionários do Hospital, ao passarem pelas alas distribuindo balas e sorrisos. Elas foram acompanhadas da turma da Humanização, que abrilhantaram ainda mais o momento.

“Todos os anos a equipe da Humanização prepara uma surpresa especial para os pacientes na época de Natal. Nos vestimos de papai e Mamãe Noel, o restante da turma colocou chapéuzinho e todos entraram no clima natalino, levando um pouco de carinho a pacientes e funcionários”, relata Andréia Almeida.

 

Fechamento em grande estilo 

Fechando a programação de Natal da Santa Casa em grande estilo, nesta segunda-feira, 23, a turma do Projeto Natal Solidário proporcionou um delicioso café da tarde para funcionários do Hospital e acompanhantes. O evento contou com a presença da Miss Poços de Caldas, Ana Carolina David e do humorista Paulo Pioli, que ajudou a servir o café.

“Minha família é apaixonada em projeto social , meu irmão foi quem idealizou esse Natal Solidário, mas, como ele não está mais aqui no Brasil, eu estou como coordenadora do projeto. A intenção foi trazer um pouco de carinho para os funcionários que trabalham na Santa Casa, para os pacientes e acompanhantes. Tem muita gente passando por problemas e viemos trazer um carinho nestas festas de final de ano”, revela  Maria Amélia, organizadora do Projeto Natal Solidário.

“Não temos palavras para agradecer a tudo que foi feito para o Hospital e para seus pacientes nesta época de natal. Prova do envolvimento da comunidade com a Santa Casa e a confirmação que nossa política de humanização está dando certo. Agradeço em nome de todos da Santa Casa o carinho e aproveito para desejar um feliz natal e um próspero ano novo a todos”, diz o superintendente da Santa Casa, Dr. Azér Elias Zenun Junqueira.

 

Fonte: ACS Santa Casa