Publicidade

O Dia da Consciência Negra no Poder Legislativo foi instituído através da Resolução n. 800, aprovada pelos vereadores em 2014. Para comemorar a data, a Câmara de Poços de Caldas promoveu uma sessão especial na última sexta-feira (22), oportunidade em que 14 pessoas foram homenageadas.

Publicidade
Ailton Santana, o Mestre Bucha, foi um dos homenageados (foto: divulgação)

A lei foi proposta pelo vereador Paulo Eustáquio de Souza (MDB). A finalidade do evento é dar maior visibilidade ao trabalho e às lutas enfrentadas pelos negros no município, acompanhando as demais ações promovidas em todo o país no Dia Nacional da Consciência Negra. Durante o evento, pessoas e entidades que promovem a cultura negra no município recebem um diploma dos vereadores

Em 2019, receberam a homenagem: Aílton Santana (Mestre Bucha), Alizi Francisco dos Santos, Ana Paula Campos, Celso Sales da Silva, Divino da Costa, José Vieira Sobrinho, Juarez Aparecido Paulino, Júnio Aparecido Pereira, Lucas dos Santos, Luís Antônio Ramos, Maria Augusta Clementino, Maria Cristina da Silva, Maria José de Oliveira e Nair Auxiliadora Daniel Borges.

O evento contou com a presença da diretora da Autarquia Municipal de Ensino Nanci de Moraes, do presidente do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial e Étnica (COMPIRÉ) Vagner de Carvalho, da presidente da Associação Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei Lúcia Vera de Lima e do tenente Evandro Marcos Pereira, representando a 1ª Companhia Independente de Bombeiro Militar. Familiares dos homenageados também prestigiaram a solenidade.