Publicidade
Bombeiros usaram cerca de seis mil litros de água para combater o incêndio. Foto: Juliano Borges/Poços Já

O Sobrado Conde Prates sofreu novo incêndio na manhã desta quarta-feira (13). O fogo atingiu o restante do telhado do imóvel, que resistiu a outro incêndio, ocorrido em 26 de agosto deste ano.
De acordo com o tenente coronel do Corpo de Bombeiros, Wanderlei Fabiano, o fogo se concentrou no último cômodo do terceiro pavimento, no fundo do sobrado. “Quando adentramos fizemos o combate às chamas, que no momento estavam no telhado, e depois começamos a efetuar o rescaldo”.

Publicidade
Bombeiros terminaram rescaldo por volta das 8h30 desta quarta-feira (13). Foto: Juliano Borges/Poços Já

Segundo ele, os bombeiros conseguiram entrar arrombando uma das janelas, que estavam lacradas. “É um casarão a princípio sem energia elétrica, não há moradores, só os trabalhadores da obra. O prédio é muito grande. São três pavimentos, e quando adentramos já tinha chamas, estava caindo o telhado, então foi bem trabalhoso”.
A perícia da Polícia Civil foi acionada para investigar as causas do incêndio. A Defesa Civil também esteve no local para avaliar a estrutura do imóvel.
Os Bombeiros utilizaram seis mil litros de água para combater o incêndio.

Fogo se concentrou no último cômodo do terceiro pavimento, no fundo do sobrado. Foto: Juliano Borges/Poços Já

Construtora

O engenheiro André Garcia, da construtora Macro, responsável pelo imóvel, disse que o prédio estava passando pela fase de retirada dos escombros, antes do incêndio acontecer. “Retiramos o material incinerado, estava tudo praticamente limpo, na verdade. Esse incêndio queimou só o resto do telhado, aparentemente. Não deu pra entrar, mas queimou só o resto do telhado, que já seria trocado”.
A empresa vai restaurar o sobrado, que fará parte de um hotel que será construído em prédio anexo ao imóvel. O projeto inclui ainda a revitalização da Praça Paul Harris, como contrapartida. “Parte do casarão vai ser a recepção do hotel, que vai ter centro de eventos, bar. É um projeto bem legal e que vai ser feito, de qualquer jeito”.
Questionado sobre as causas do incêndio, ele não descarta ter sido criminoso. “Alguém está realmente incomodado com o projeto do casarão e do hotel que será construído no fundo, né? Mas é alguém muito incompetente, porque o casarão está aí, de pé. Ele vai ser restaurado e o projeto do hotel vai ser feito”.

Sobrado Conde Prates

O casarão foi construído em 1886 para ser uma casa de veraneio do Conde Eduardo Silva Prates.
Em junho de 2016, o imóvel foi tombado como patrimônio histórico pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico.