Publicidade
Prefeitura de Poços de Caldas
Publicidade
Prefeitura de Poços de Caldas
Publicidade
Prefeitura de Poços de Caldas
Publicidade
Prefeitura de Poços de Caldas
Publicidade

A previsão de conclusão da obra na Praça dos Macacos é até o fim deste mês, segundo a Prefeitura de Poços de Caldas. A revitalização teve como primeira etapa a retirada do antigo piso, em seguida os canteiros foram concretados e a rede de água foi totalmente restaurada. Com o novo projeto e as novas tubulações será possível ter água potável e mais pontos de irrigação.

O prefeito Sérgio Azevedo lembra que a estampagem do piso é a única etapa que foi terceirizada. O arquiteto João Neves, responsável pelo projeto, explica o motivo. “Focado na qualidade do que vai ser implementado na nossa praça, e sabendo que o trabalho da estampagem é minucioso e exige técnicas e maquinários específicos, a prefeitura optou em terceirizar somente esta etapa para que o piso fique nos moldes do que já foi feito na Praça Pedro Sanches e no Parque José Affonso Junqueira, imitando a terracota original da década de 1930”.

A previsão é que a estampagem do piso comece no dia 11 de novembro. Se tudo transcorrer bem, a revitalização da praça será inaugurada no dia 30 de novembro. “Muita gente ouviu falar da troca do piso, mas além disso, estamos requalificando a praça. Faremos toda a acessibilidade para deficientes físicos, vamos reparar as edificações, fizemos nova drenagem, iluminação, paisagismo e o palco ficou maior. Queremos preservar esse patrimônio com a população usufruindo de tudo”, explicou o arquiteto João Neves.

Publicidade

A Praça dos Macacos é um local muito visitado, principalmente porque ali se encontram pontos de água sulfurosa. A praça conta com um fontanário e o balneário Mário Mourão, que atende a moradores e visitantes com os banhos termais e tratamentos medicinais.

Fearpo

Com as obras de revitalização da Praça dos Macacos, a tradicional Feira de Artesanato de Poços de Caldas (Fearpo) está sendo realizada aos domingos e feriados na Rua Barros Cobra, bem ao lado da praça.

A tradição dos doces caseiros e canudinhos de doce de leite está há 47 anos na família da expositora Rita de Cássia Cantos Jerônimo, que sempre comercializou os produtos na Fearpo. Mesmo tendo que ficar por um período no espaço improvisado, ela diz que as expectativas são as melhores. “A praça estava muito destruída e as pessoas, principalmente os idosos, estavam caindo. Vai ser ótimo termos a praça restaurada.”