Publicidade
Danos chamaram a atenção da população (fotos: redes Sociais)

A Prefeitura de Poços de Caldas exigiu que a empresa de telefonia responsável por abrir um buraco na praça do bairro Jardim São Paulo e no meio do parquinho do bairro São João faça obras de reparo. A instalação de antenas também foi suspensa e só poderá ser retomada mediante a apresentação do projeto, para avaliação do impactos, e posterior aprovação.

Publicidade

A prefeitura informou que foi surpreendida com a informação de que a operadora havia aberto um buraco em meio à praça para a instalação de uma antena de retransmissão de dados. O prefeito Sérgio Azevedo esteve no local e pediu a imediata suspensão dos trabalhos e a recomposição dos estragos, já que o plano de ação deveria ter sido encaminhado à prefeitura antes do início das obras. “Não haverá instalação de torre alguma, serão instaladas antenas (biosites), com aparência praticamente igual à de um poste de iluminação, com 16 metros de altura, o que causa menor impacto urbanístico em comparação às tradicionais torres de telefonia”, reforçou o prefeito.

O nome da empresa não foi informado. As obras foram paralisadas e a administração garante ter exigido a recuperação de todos os locais em que a empresa já iniciou as obras e vai aguardar a apresentação do projeto de instalação das antenas, por parte da empresa, para analisar todos os impactos, e só depois, autorizar a execução dos serviços.

Decreto e antenas

O decreto sobre a instalação das antenas, publicado no dia 25 de setembro deste ano (13.106), visa melhorar a prestação dos serviços de telefonia para a toda a cidade. O biosite é um modelo sustentável de antena para ampliar a cobertura de rede. A ideia é não agredir a paisagem e reduzir o impacto visual ao mesmo tempo em que se melhora a qualidade no serviço de dados, uma vez que os biosites são livres de qualquer fio e capazes ainda de convergir com iluminação pública, transmissão de telecomunicações e com câmeras de segurança, proporcionando maior vigilância nos bairros.

Este modelo de antena já foi instalado com sucesso em várias cidades. No Parque do Ibirapuera em São Paulo, e também na Barra da Tijuca e Lagoa Rodrigo de Freitas, ambos no Rio de Janeiro, foram registradas melhorias na transmissão de dados, e principalmente, no que diz respeito à segurança, com o monitoramento feito pelas câmeras.

A instalação dessas antenas nos espaços públicos vai proporcionar todas essas melhorias para o cidadão que quer segurança e depende das novas tecnologias. Esse projeto é fundamental para os serviços 5G e funciona como uma proteção à instalação das torres (ERBs – Estações Rádio Bases), essas sim, podem ser instaladas conforme lei federal, em qualquer propriedade particular, como no terreno do seu vizinho.