Publicidade

Em funcionamento desde dezembro de 2017, o Programa Municipal de Castração Animal já cadastrou cerca de 6.500 animais, entre cães e gatos. Destes, mais de 5.500 já foram operados e receberam o microchip de identificação. É este microchip que permite à equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) localizar o domicílio e o responsável, caso o animal se perca. Por conta de um atraso no recebimento destes dispositivos de identificação, o cadastro de novos animais não será realizado na próxima segunda (14).

Publicidade

“Quando é feito o cadastro, já temos que automaticamente lançar no sistema o número deste microchip que será colocado no animal. Sem os microchips aqui, não temos como lançar estes números, o que prejudica a logística de formação de base de dados para localização destes animais, caso necessário. Por isso, optamos em retomar o cadastramento na segunda, 21, a partir de 8 da manhã”, explicou o coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Miguel Ferreira do Lago.

Cadastramento

O setor de cadastro do Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos funciona no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, na esquina das ruas Pará com Rio Grande do Sul. 100 senhas são distribuídas semanalmente. Importante lembrar que é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência do responsável pelo animal.

Clínicas Credenciadas

Há quatro estabelecimentos credenciados: Animal Zoo, no Country Club; Pet House, no Vila Nova; Dr. Darcy, no Caio Junqueira, e Associação dos Amigos e Protetores dos Animais (AAPA), no Conjunto Habitacional. O responsável pode escolher em qual clínica quer que o animal seja atendido, no ato do cadastramento, e já sai com a guia de autorização de cirurgia. As clínicas têm o prazo de até três meses para a realização do procedimento.

Projeto Melhor Amigo

Além do Programa Municipal de Castração, o Projeto Melhor Amigo contempla outras medidas de atenção à causa animal, como inauguração do Espaço Animal no Parque Municipal Antônio Molinari, Feira Permanente de Adoção, atividades educativas sobre posse responsável nas creches e escolas do município, obras de melhoria na estrutura física do Abrigo de Animais e reforma completa do CCZ, já em fase final.