Publicidade

A Fundação Hemominas em Poços de Caldas alerta para os baixos estoques de sangue, especialmente os de RH negativo. “Estamos, inclusive, ligando para os nossos doadores cadastrados e pedindo para virem fazer a doação de sangue, por isso precisamos de divulgação, para que mais pessoas possam vir, lembrando que todo tipo de sangue é importante e necessário”, alertou Elizabeth Maria da Silva Jacob, captadora de doadores da unidade de Poços.

Publicidade

Além de Poços, a unidade local da Hemominas atende a 12 hospitais da região. “Ter este estoque de sangue normalizado significa manter a realização de cirurgias, além dos atendimentos de urgência e emergência e de outras ocorrências. Somos parceiros da Hemominas e esperamos contar com a ajuda dos doadores que é fundamental, sempre”, reforçou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.

A Hemominas em Poços funciona de segunda a sexta, das 7h às 11h30. Quarta-feira também tem coleta à tarde, das 16h às 20h. O endereço é avenida José Remígio Prézia, 303. Outros detalhes sobre a doação de sangue também estão no site da fundação. Mais informações podem ser obtidas pelo (35) 2101-9300.

Orientações gerais

Para doar é necessário ter e estar com boa saúde, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e não estar em jejum. Há ainda outras regras, como não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses e não ter sido submetido a exames de endoscopia ou broncoscopia nos últimos seis meses. Quem tomou algum tipo de vacina deve aguardar pelo menos 48 horas para fazer a doação. No caso da vacina contra o sarampo, a orientação é fazer a doação antes de se vacinar ou esperar pelo menos quatro semanas, caso já tenha sido imunizado. Para quem foi diagnosticado com sarampo, é necessário aguardar 21 dias após a cura, para fazer a doação. No caso dos menores de 18 anos é necessário ir acompanhado de um responsável ou levar a autorização para doação, assinada. É obrigatório que o doador apresente documento oficial com foto.

Como funciona

A doação dura, em média, de 40 a 50 minutos, incluindo todo o processo de avaliação médica, alimentação e hidratação. Homens podem doar a cada três meses e mulheres, a cada quatro meses. No caso dos homens, são retirados 450 ml de sangue e das mulheres, 410 ml, quantidades seguras e que não causam riscos ou fazem falta ao organismo de quem doa. Antes do procedimento, os doadores recebem orientações, passam por rápida testagem hematológica e recebem um lanche, disponibilizado também após a doação.