Publicidade
No próximo sábado (21), Poços de Caldas vai participar, pela primeira vez, das mobilizações do “Dia Mundial da Limpeza”. As ações para a retirada de lixo serão feitas em praças, ruas e parques de todos os bairros da cidade.
Os participantes vão receber certificados e também “gooders moedas”, que permitem descontos em lojas, além de participar do sorteio de um carro zero quilômetro. Para fazer a inscrição, clique aqui.
A iniciativa é coordenada localmente pela ONG ‘Poços Lixo Zero’ e conta com a participação da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal e Serviços Públicos (SMSP), de empresas, escolas, associações e voluntários. Ingrid Jale da Silva Sales, organizadora do evento, e embaixadora da ONG ‘Poços Lixo Zero’, comenta que o objetivo é mostrar que a gestão do lixo não é só da responsabilidade da administração pública, mas também deve ser compartilhada por todos.
Ingrid afirma, ainda, que é preciso sensibilizar a comunidade, inclusive o turista, de que é necessário cada um fazer sua parte, ou seja: não jogar objetos em locais não adequados, porque descartar corretamente o lixo é uma tarefa e obrigação de todos. De acordo com ela, serão recolhidos, mobiliários, eletrodomésticos e resíduos de construção civil, entre outros materiais.

Na parte da manhã, os encontros estão programados para as 8h, próximo ao Terminal de Linhas Urbanas (Centro). No mesmo horário, na Fonte dos Amores, terá inicio a limpeza da trilha da Serra de São Domingos. Ambas as ações contarão com grupos da Unifal. No bairro Parque Primavera, a concentração de pessoas será na sede dos Engenheiros sem Fronteiras, à rua Wilson Silva, 450. Às 9h, universitários também se reúnem na República Caverna, para organizar ações no Country Club e em áreas da PUC. Às 15h, participantes do evento 7º Giro Sustentável estarão na avenida Irradiação.

Publicidade

Dia Mundial

O Dia Mundial da Limpeza teve a primeira edição em 2008. Em 2018, o evento reuniu 18 milhões de pessoas em 158 países, registrando a maior coleta de resíduos da história da humanidade. No Brasil, 363 municípios participaram, envolvendo mais de 100 mil voluntários, que recolheram mais de 2 mil toneladas de resíduos.

‘I Semana Lixo Zero’

De 18 a 27 de outubro, Poços vai sediar a ‘I Semana Lixo Zero’, com a participação de especialistas e demais autoridades no assunto. A programação prevê ações por toda a cidade e eventos em entidades e universidades. Ingrid Jale da Silva Sales diz que serão iniciativas diversas, como mutirões de limpeza, seminários, debates e palestras sobre boas práticas que acontecem na cidade e também manifestações culturais de todos os gêneros.