Publicidade
Prefeitura de Poços de Caldas
Publicidade
Prefeitura de Poços de Caldas
Publicidade
Prefeitura de Poços de Caldas
Publicidade
Prefeitura de Poços de Caldas
Publicidade

Nem todo conflito exige uma solução judicial. Muitas questões podem ser resolvidas de forma rápida e pelas próprias partes interessadas, evitando um processo que, além de demorado e dispendioso, pode não pôr fim ao problema.

Em mais um investimento voltado para a solução extrajudicial dos litígios e para a pacificação social, a Defensoria Pública de Minas Gerais inaugura, na segunda-feira (16), o Centro de Conciliação e Mediação da Instituição na comarca de Poços de Caldas.

A iniciativa tem como finalidade buscar, sempre que possível, a solução extrajudicial dos litígios, visando à composição entre as pessoas em conflito de interesses, por meio da mediação, conciliação e demais técnicas de composição e administração de conflitos.

Publicidade

Em Poços de Caldas, o atendimento do Centro abrangerá as áreas de Família e Cível e contará com a atuação de quatro defensores públicos. Em razão do grande volume de demandas, em um primeiro momento será feito um esforço concentrado voltado para a área de Família. Em seguida, o atendimento contemplará ambas as áreas.

O funcionamento do Centro de Conciliação e Mediação será da seguinte forma: todos os assistidos que se enquadrem no perfil de atendimento da Defensoria Pública terão seus casos previamente analisados. Havendo possibilidade de consenso, a parte contrária será convocada a comparecer a uma audiência no Centro para tentativa de composição. Quando houver concordância, será lavrado o termo de acordo, que será remetido ao Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) para homologação judicial.
Uma parceria entre o Centro e o Cejusc garantirá que a homologação seja o mais célere possível.

Inicialmente, os atendimentos no Centro de Conciliação e Mediação de Poços de Caldas serão às quartas e quintas-feiras, das 13 às 17 horas. Posteriormente, será analisada a necessidade e possibilidade de ampliação dos horários.
O serviço está disponível para cidadãos residentes na comarca de Poços de Caldas.

Investimento na atuação extrajudicial prioritária

Além de Poços de Caldas, a Defensoria Pública de Minas Gerais já implantou Centros de Conciliação e Mediação nas comarcas de Belo Horizonte, Sete Lagoas, Montes Claros, Matias Barbosa e Pouso Alegre.

A implantação dos Centros está em consonância com o Planejamento Estratégico e com o atual Plano Geral de Atuação da Defensoria mineira, como uma forma de sistematização e expansão das suas atividades extrajudiciais.

Serviço
Inauguração Centro de Conciliação e Mediação da DPMG em Poços de Caldas
Data: 16/9/2019 – segunda-feira
Horário: 17 horas
Local: DPMG Poços de Caldas
Avenida Santo Antônio, nº 200, 1º andar, Bairro Jardim Cascatinha.