Publicidade

Na próxima segunda-feira (16), o Sobrado do Conde Prates já estará desinterditado pela Defesa Civil para execução de serviços. Desta forma, a empresa dona do imóvel vai começar os trabalhos de limpeza.

Publicidade

A decisão foi tomada nesta quarta-feira (11) após a apresentação do laudo do engenheiro Ernesto Guidugli, especialista em construção civil da Secretaria Municipal de Obras. Ele atesta que as paredes externas encontram-se rígidas, principalmente as do primeiro piso, e que a varanda frontal está preservada e deve ser recuperada. “Já as paredes internas, em sua grande parte, e a cobertura, estão condenadas”, afirmou o engenheiro.

O Sobrado do Conde Patres, que foi construído em 1886 e  tombado em 2015, sofreu um incêndio na madrugada do dia 26 de agosto. Participaram da reunião, na Secretaria Municipal de Planejamento, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico de Poços de Caldas (Condephact), representantes da empresa proprietária do imóvel, da prefeitura e o Ministério Público.

A desinterdição será feita em um primeiro momento por 10 dias. “Iremos desinterditar e acompanhar os trabalhos nestes 10 dias. Conforme fizermos vistorias e não houver riscos, estendemos a desinterdição” , ressaltou o secretário de Defesa Social Rafael Conde, pasta que responde pela Defesa Civil.

A limpeza começará a ser feita por cima, já que há risco de estruturas caírem. O engenheiro civil da empresa dona do imóvel, Guilherme Posso, disse que irão usar um caminhão munk e a demolição das estruturas condenadas será manual. “Primeiro vamos fazer a limpeza dos elementos que estão dependurados e ao remover os materiais iremos encaminhar ao  Condephact para restauração e catalogação. E ainda nesta etapa iremos fazer o travamento das paredes externas pelo sistema de grouteamento, uma técnica que vai preencher espaços de vigas de madeira que foram queimadas e irá dar sustentabilidade com segurança”.

A representante do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, a engenheira civil Fernanda Marinon, disse que irão acompanhar de perto todas as intervenções.  “Em uma vistoria que fizemos, já averiguamos que têm maçaneta, tijolos, vidro e ferragens que recontam a história do casarão e serão devidamente catalogados.”