Publicidade
Prefeitura de Poços de Caldas
Publicidade
Prefeitura de Poços de Caldas
Publicidade
Prefeitura de Poços de Caldas
Publicidade
Prefeitura de Poços de Caldas
Publicidade

Grande parte da energia elétrica do Brasil é produzida por usinas hidrelétricas. Com a chegada do período de estiagem os reservatórios tendem a diminuir, fazendo com que outras fontes de produção de energia sejam acionadas. Muitas dessas energias alternativas são mais caras e, com isso, os custos na fatura final ficam mais altos.

A DME preparou algumas dicas que poderão auxiliar na economia de energia elétrica:

· Compre eletrodomésticos com o selo Procel, que são mais eficientes

Publicidade

· Invista nas lâmpadas certas: troque as lâmpadas convencionais pelas de LED. Esse é um verdadeiro investimento que vale a pena para economizar energia em casa.

· Chuveiro elétrico: tome banhos mais curtos, de até cinco minutos, e coloque o chuveiro na posição “verão”.

· Ar condicionado: não deixe portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado; mantenha os filtros limpos; diminua ao máximo o tempo de utilização do aparelho de ar condicionado; coloque cortinas nas janelas que recebem sol diretamente.

· Geladeira: só deixe a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário; regule a temperatura interna de acordo com o manual de instruções; nunca coloque alimentos quentes dentro da geladeira; deixe espaço para ventilação na parte de trás da geladeira e não utilize para secar panos; não forre as prateleiras; descongele a geladeira e verifique as borrachas de vedação regularmente.

· Iluminação: utilize iluminação natural ou lâmpadas econômicas e apague a luz ao sair de um cômodo.

· Aparelhos em stand-by: retire os aparelhos da tomada quando possível ou durante longas ausências.

· Ferro de passar: junte roupas para passar de uma só vez; separe as roupas por tipo e comece por aquelas que exigem menor temperatura; nunca deixe o ferro ligado enquanto faz outra coisa.

· Máquina de lavar: acumule roupas sujas para encher a máquina quando for lavá-las.