Publicidade

Grande parte da energia elétrica do Brasil é produzida por usinas hidrelétricas. Com a chegada do período de estiagem os reservatórios tendem a diminuir, fazendo com que outras fontes de produção de energia sejam acionadas. Muitas dessas energias alternativas são mais caras e, com isso, os custos na fatura final ficam mais altos.

Publicidade

A DME preparou algumas dicas que poderão auxiliar na economia de energia elétrica:

· Compre eletrodomésticos com o selo Procel, que são mais eficientes

· Invista nas lâmpadas certas: troque as lâmpadas convencionais pelas de LED. Esse é um verdadeiro investimento que vale a pena para economizar energia em casa.

· Chuveiro elétrico: tome banhos mais curtos, de até cinco minutos, e coloque o chuveiro na posição “verão”.

· Ar condicionado: não deixe portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado; mantenha os filtros limpos; diminua ao máximo o tempo de utilização do aparelho de ar condicionado; coloque cortinas nas janelas que recebem sol diretamente.

· Geladeira: só deixe a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário; regule a temperatura interna de acordo com o manual de instruções; nunca coloque alimentos quentes dentro da geladeira; deixe espaço para ventilação na parte de trás da geladeira e não utilize para secar panos; não forre as prateleiras; descongele a geladeira e verifique as borrachas de vedação regularmente.

· Iluminação: utilize iluminação natural ou lâmpadas econômicas e apague a luz ao sair de um cômodo.

· Aparelhos em stand-by: retire os aparelhos da tomada quando possível ou durante longas ausências.

· Ferro de passar: junte roupas para passar de uma só vez; separe as roupas por tipo e comece por aquelas que exigem menor temperatura; nunca deixe o ferro ligado enquanto faz outra coisa.

· Máquina de lavar: acumule roupas sujas para encher a máquina quando for lavá-las.