Publicidade
Samu tem média de seis partos por ano, desde a implantação (foto: divulgação)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Poços de Caldas realizou, na manhã desta sexta-feira (23), o 80° parto. O serviço está na cidade há 13 anos e acumula histórias emocionantes de crianças trazidas à vida em seus chamados.

Publicidade

Nesta sexta-feira foi trazida ao mundo Júlia, que chegou com 2,640 quilos e 47 centímetros. A mãe Rosilene entrou em trabalho de parto e precisou da ajuda dos socorristas que ainda fizeram a avaliação inicial da bebê, o corte do cordão umbilical e o aquecimento da recém-nascida.

Após o parto, mãe e filha foram levadas para o hospital (fotos: Divulgação)

O atendimento do Samu 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita, para telefones fixo ou móvel. Os técnicos do atendimento telefônico identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao médico regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.

As ambulâncias do Samu são distribuídas estrategicamente, de modo a otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência. Em abril deste ano, o prefeito Sérgio Azevedo inaugurou uma base descentralizada do serviço na zona sul com o objetivo de prestar atendimentos de forma mais rápida à população, em diferentes pontos da cidade. Uma ambulância com equipe de atendimento fica de segunda a segunda, das 8h às 18h, na avenida Alcoa, 540, Jardim Paraíso. O acionamento também é feito pelo 192.

A prioridade do Samu é prestar o atendimento à vítima no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso.

*Fonte: Secom