Publicidade

Por determinação do Ministério da Saúde, Minas Gerais ampliou a vacinação contra sarampo a partir desta quinta-feira (22). Agora, crianças a partir de 6 meses de idade também devem ser vacinadas. A campanha foi intensificada em razão do aumento no número de casos da doença.

Publicidade

Até então, crianças a partir de um ano deveriam ser imunizadas, mas agora a recomendação da tríplice viral já atinge a faixa etária a partir dos seis meses. Isso não substitui as aplicações previstas quando a criança completa as idades estipuladas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), que é de 12 e 15 meses.

A vacina é gratuita e está disponível nas UBSs Centro, Country Club, São Jorge, Regional Leste e Sul, e nos PSFs Ponto da Cascata, Esperança 2, Kennedy 1 e 2, Quisisana, Santa Rosália, Vila Nova, Dom Bosco, Nova Aurora, Jd. São Paulo, Santa Augusta, Pq. Pinheiro, Itamaraty 3, São José e Caio Junqueira.

A vacinação é a única maneira de prevenir a doença. Todas as pessoas até os 49 anos, que não tenham o registro da vacina contra o sarampo em suas carteiras de vacinação, precisam tomar a vacina. Há uma preocupação especial com relação às crianças, que são o grupo de maior risco em adquirir a doença, além de jovens de 15 a 29 anos. Quem não tomou a vacina quando criança, até os 29 anos, deve receber duas doses da tríplice. Dos 30 aos 49 anos é recomendada uma dose única.

Além disso, profissionais de saúde também devem ser vacinados, independentemente da idade. Quem já teve sarampo não precisa tomar a vacina porque a imunidade decorrente da invasão persiste para o resto da vida.

Sintomas

Os sintomas iniciais de sarampo são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. São comuns lesões muito dolorosas na boca. A doença pode ser grave, com acometimento do sistema nervoso central, e pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte.

Transmissão

A transmissão ocorre diretamente de pessoa a pessoa por tosse, espirros, fala ou respiração. A doença é transmitida na fase em que a pessoa apresenta febre alta, mal-estar, coriza, irritação ocular, tosse e falta de apetite e dura até quatro dias após o aparecimento das manchas vermelhas.

Casos

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram notificados em Poços oito casos suspeitos. Destes, três foram descartados, três aguardam resultado de exames e dois foram estudantes de São Paulo que receberam diagnóstico na capital paulista.

De acordo com o ministério, o país registrou nos últimos 90 dias, entre 19 de maio a 10 de agosto deste ano, 1.680 casos confirmados de sarampo, em 11 estados: São Paulo (1.662), Rio de Janeiro (6), Pernambuco (4), Bahia (1), Paraná (1), Goiás (1), Maranhão (1), Rio Grande do Norte (1), Espírito Santo (1), Sergipe (1) e Piauí (1). O coeficiente de incidência da doença foi de 0,80 por 100.000 habitantes.