Publicidade

O Centro de Esportes e Artes Unificado (CEU) vai formar, em setembro, a primeira turma do curso de informática básica em 2019. A iniciativa é desenvolvida em parceria entre as secretarias de Educação e Cultura, no Telecentro da unidade. A formação teve início em janeiro desse ano e é voltada para crianças a partir de 9 anos, adolescentes, jovens, adultos e idosos que residam nas proximidades do CEU, instalado no Jardim Itamaraty, na Zona Leste.

Publicidade

O projeto está sob a responsabilidade da Seção do Programa de Inclusão Digital da Divisão de Projetos de Educação Complementar da Secretaria Municipal de Educação, que oferece a tutoria do curso, hoje ocupada pelo estagiário de Ciência da Computação da PUC, Bruno César Querino.

O curso conta com orientações sobre os conceitos de tecnologias e suas formas de utilização e trabalha, preferencialmente, com softwares livres, programas distribuídos gratuitamente e que não exigem licenças pagas. Dessa forma, a ideia é ter um projeto de uso intensivo da tecnologia da informação para ampliar a cidadania, garantir a segurança digital do cidadão e promover sua inserção na sociedade da informação e o fortalecimento do desenvolvimento local.

Curso atende de crianças a idosos, com monitoria do estagiário de Ciência da Computação da PUC, Bruno César Querino (foto: divulgação)

“Além da instrumentalização técnica do usuário para adquirir habilidades como utilizar editor de texto, editor de apresentação e pesquisa na internet, a iniciativa ainda abre espaço para levar o participante a refletir sobre o uso da tecnologia na sociedade”, destaca a gerente do Programa de Inclusão Digital da SME, Patrícia Lisboa.

O monitor Bruno Querino ressalta que o trabalho desenvolvido é muito gratificante. “Trabalhar com essa turma foi muito bom, especialmente com os adultos, que nos surpreenderam positivamente. Inicialmente, houve grande procura entre os adolescentes, mas os adultos abraçaram o curso e teremos mais formandos nesta faixa etária. Inclusive, eles solicitaram que haja continuidade na oferta, com novos cursos rápidos na área”, enfatiza.

O Centro de Artes e Esportes Unificados é um espaço que tem como objetivo reunir programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania.

“O projeto de informática básica é uma parceria entre o CEU e a Secretaria de Educação. A iniciativa tem sido muito importante para a nossa comunidade, já que abrange diversos públicos, desde crianças até terceira idade. Estamos formando a primeira turma, inclusive com certificação. É um dos principais projetos que temos porque auxilia no currículo dos participantes e na inserção no mundo do trabalho. Nossa intenção é realizar outros projetos nessa área”, afirma o coordenador do CEU, Anderson Santos.

Inscrições abertas

As inscrições para a segunda turma de 2019 já estão abertas. Os interessados devem procurar o CEU e informar nome e idade, até o dia 2 de setembro, data do início do curso, que é voltado para pessoas acima de 9 anos, usuários do CEU e moradores da região.

São oferecidas 12 vagas por horário, sendo quatro horários na segunda e na quarta e mais quatro para turmas às terças e quintas-feiras: das 08h30 às 09h30, das 09h30 às 10h30; das 10h30 às 11h30 e das 13h às 14h. Mais informações podem ser obtidas no CEU (Rua Miguel Calixto de Moraes, 1153 – Jardim Itamaraty V) ou pelo telefone (35) 3697-2242.