Publicidade

A Prefeitura de Poços de Caldas instalou, na manhã desta sexta-feira (9), um novo conjunto de semáforos num dos cruzamentos da avenida Padre Cletus Francis Cox, na Zona Oeste. O equipamento possui sistema de botoeira com dispositivo sonoro, que orienta e permite que pessoas com deficiência visual possam realizar a travessia com maior segurança.

Publicidade
Dispositivo já está em funcionamento (fotos: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Defesa Social, através do Demutran, colocou também na via uma faixa de pedestre. A implantação do novo semáforo atendeu demanda da Associação de Assistência ao Deficiente Visual (AADV), que assiste cerca de 80 pessoas diariamente.

O secretário, Marcos Sansão, explica que o novo equipamento vai melhorar as condições de acessibilidade e segurança na região, principalmente dos alunos da AADV. Segundo ele, aquela área teve substancial aumento no fluxo de veículos, devido o crescimento dos bairros e a universidade instalada nas proximidades.

Sansão informa que, após acionada a botoeira um dispositivo emite mensagem sonora para que o pedestre “espere”. Depois, um novo alerta auditivo autoriza a travessia, que será acompanhada por um outro sinal sonoro, que permanecerá acionado o tempo que durar o trajeto na faixa de pedestre, avisando em seguida o término do período. O trânsito permanecerá fechado para veículos neste trecho da via durante o sinal sonoro.

Ângela Benitz, coordenadora Administrativa da AADV, confirma o pedido feito à prefeitura para a colocação do semáforo. De acordo com ela, com as melhorias nas condições de acessibilidade e, consequentemente, de segurança os alunos da unidade terão a vida mais facilitada.

A AADV está localizada naquela região desde 1982. Na unidade são assistidas atualmente pessoas, em idade entre 6 e 93 anos, em dois períodos de atividades diárias, que iniciam ás 7h30 e terminam a 17hs.

*Fonte: Secom