Publicidade

A brincadeira de soltar pipa tem trazido problemas para o departamento municipal de eletricidade de Poços de Caldas. Somente neste mês de julho, quase duas mil unidades consumidoras já registraram interrupção no fornecimento por conta de problemas envolvendo pipas e linhas. A maioria dos casos foi registrada na Zona Sul.

De acordo com o DME, este tipo de ocorrência aumenta neste mês em razão das férias escolares e do clima propício, com muitos ventos. Porém, a simples brincadeira tem trazido transtornos e riscos de natureza grave, que podem ser evitados com simples cuidados.

Os dados estatísticos do departamento mostram que na primeira quinzena do mês quase duas mil pessoas em Poços de Caldas já foram afetadas com acidentes elétricos causados pelas pipas, informando interrupções não programadas. Quando as equipes de manutenção chegam aos locais para verificar o problema encontram fios cortados ou pipas enroscadas na rede.

Publicidade

Com isso, o DME alerta para a importância de se tomar certos cuidados, não só para que não haja falta de energia, mas também para evitar acidentes.

A linha da pipa, por exemplo, quando engata no fio de alta tensão pode provocar um curto-circuito que na maioria dos casos interrompe a distribuição de energia. Também é importante ter atenção redobrada nos cabos elétricos, como antenas e fios eletrônicos.

A linha com cerol (mistura de vidro, cola e outros ingredientes) e a chamada linha chilena são produtos ilegais, por isso pais e responsáveis devem se atentar e não permitir que as crianças e adolescentes utilizem estes produtos nas pipas. Esse material, em contato com os cabos de energia, pode provocar curto-circuito e descarga elétrica. Em caso de acidentes com vítimas, os pais e responsáveis podem responder criminalmente, transformando a brincadeira em caso de polícia.

Atenção para as dicas:

  • Não soltar pipas perto da rede e da fiação elétrica, prefira os campos abertos ou parques;
  • Se a pipa enroscar nos fios da rede elétrica não tente tirar.  Ao puxar a pipa, os fios podem se tocar, provocando curto-circuito e rompimento de cabos. Isso ocasiona falta de energia e pode causar graves acidentes.
  • Não solte pipas em dias com chuva ou com relâmpagos. Você corre o risco de levar uma descarga elétrica;
  • Não use cerol na linha das pipas, que, além de ser proibido, constitui um grande risco para as pessoas, podendo cortar a rede elétrica e provocar acidentes graves com ciclistas e motociclistas;
  • Evite usar linhas metálicas ou fitas magnéticas (de vídeo, K7), que são materiais condutores de energia elétrica e podem causar acidentes;
  • Não suba em telhados, lajes e postes para empinar ou recuperar pipas;
  • Não tente retirar as pipas, rabiolas e papagaios engatados na rede elétrica. Esse tipo de situação é responsável por boa parte das interrupções no fornecimento de energia elétrica e pode causar acidentes fatais