Publicidade

O DME já instalou 2,5 mil medidores inteligentes em unidades consumidoras localizadas na área central do município de Poços de Caldas. Eles fazem parte de um projeto de modernização do departamento e permitem maior agilidade na prestação de serviços.

Publicidade

“Estes medidores permitem a coleta de leitura, suspensão do fornecimento e religação à distância, sem a necessidade de deslocamento do nosso funcionário ao local. Agora estamos testando nova tecnologia de comunicação em mais 25 unidades consumidoras no bairro Vila Rica”, explica o Gerente de Laboratório, Anderson Muniz.

A distribuidora já iniciou a prestação dos serviços citados, através destes novos equipamentos. O projeto inicial prevê a instalação de medidores inteligentes para toda a cidade, e continua testando as várias opções de telecomunicação com estes medidores, implantando projetos pilotos.

O modelo de medidor que vem sendo instalado faz parte da transição que ocorre no setor elétrico nacional, com a introdução do conceito de rede elétrica inteligente ou Smart Grid, que utiliza ferramentas da tecnologia da informação para deixá-la mais eficiente e segura.