Publicidade

A unidade da Alcoa em Poços de Caldas recebeu moradores do Jardim Kennedy para mostrar as Áreas de Resíduos de Bauxita. O objetivo foi tranquilizar a comunidade, após a realização da simulação de emergência realizada no início do mês.

Publicidade

A vista aconteceu dia 19 de junho, por meio do programa Alcoa de Portas Abertas. Foram convidados moradores que demonstraram interesse em conhecer mais sobre a Alcoa, em especial as Áreas de Resíduos de Bauxita (ARBs). Coordenada pelo time de Assuntos Institucionais da Unidade, a visita foi conduzida por Walmer Rocha, gerente de Operações da Alcoa Poços de Caldas, e Donizeti Lima, de Meio Ambiente.

Trajeto foi conduzido por funcionários da multinacional (foto: divulgação)

“O nosso objetivo de abrir as portas aos nossos vizinhos foi mostrar que eles podem ficar tranquilos em relação às nossas operações e, principalmente, às ARBs”, destacou Walmer Rocha, Gerente de Operações da Unidade. “Sabemos que a situação causa desconforto e queremos passar tranquilidade e segurança à comunidade, mostrando a engenharia, gestão e segurança destas áreas, e como trabalhamos há 54 anos no Brasil e há 130 anos no mundo. Temos raízes e responsabilidade com a nossa cidade”.

Para Lara Rodrigues, moradora do Jardim Kennedy há 13 anos, a visita contribuiu muito para seu conhecimento, não só sobre as barragens da Alcoa, como também para sua vida profissional, já que ela está concluindo o curso de Engenharia Mecânica. “Os esclarecimentos foram muito bons: saímos da ignorância e passamos para o conhecimento”, destacou.

José Geraldo Maxiliano, morador do bairro e funcionário das ARBs, pela Emsere, que acompanhou a esposa e a mãe na visita, concorda: “as dúvidas dos moradores foram esclarecidas, levando-os à conclusão de que as barragens da Alcoa são muito bem elaboradas e seguras. Foi muito proveitoso e acredito que a comunidade saiu satisfeita, assim como eu”.

O vereador Pedro Magalhães (PSDB), que também é morador da Zona Sul, acompanhou o grupo. “Foi uma oportunidade importante para compararmos o nível de segurança da Alcoa em relação a outras empresas, o que trouxe muita tranquilidade para a população. Isso gerou um impacto positivo e conhecimento, tanto para essas pessoas quanto para aqueles com quem elas vão se comunicar. Gostaria de parabenizar a empresa pelo Programa Alcoa de Portas Abertas, que é um diferencial para estreitar esse relacionamento com a população em geral”

*Com informações da assessoria de imprensa