Publicidade
Comunidade foi direcionada a ponto de encontro (fotos: divulgação)

Na manhã de terça-feira (4), a Defesa Civil realizou o primeiro exercício de simulado de campo de um hipotético rompimento de uma das áreas de resíduos de bauxita da Alcoa, com o apoio da empresa e dos órgãos que integram a rede de atendimento a emergências de Poços de Caldas: Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (incluindo Polícia Ambiental e Operações Aéreas), Polícia Rodoviária Federal, Samu, Guarda Municipal, Demutran, Departamento Municipal de Eletricidade (DME) e Departamento Municipal de Águas e Esgoto (DMAE).

Publicidade

O simulado atende à regulamentação do Plano de Segurança de Barragens, o Plano de Ação a Emergências (PAE) da Alcoa, tendo como objetivos avaliar o tempo de resposta das equipes envolvidas, a eficiência da comunicação e a funcionalidade do PAE, além de treinar os moradores. Participaram 79 moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS), cadastrados previamente pela Alcoa.

Para orientar os moradores sobre o simulado, foi distribuído um folder explicativo sobre a atividade de evacuação e realizada uma reunião com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, no sábado à tarde, na praça do bairro, para esclarecimento de dúvidas.

O simulado teve início com o alerta para os moradores deixarem suas residências, por meio de mensagem em um carro de som, e se dirigirem aos pontos de encontro, onde os integrantes dos órgãos de atendimento a emergências aguardavam os participantes. Para coordenar as operações foi montado um Centro de Comando Operacional (CCO), no campus da Unifenas (Universidade José do Rosário Vellano), que gentilmente cedeu suas dependências.

Após chegar ao ponto de encontro, moradores são identificados

Encerrando os trabalhos, foi realizada uma reunião para avaliar os resultados, com a participação de todos os órgãos envolvidos no simulado e de várias autoridades, entre elas o Ministério Público. O promotor Sidnei Boccia parabenizou e elogiou a transparência da Alcoa, destacando que a empresa é uma das pioneiras neste processo de treinamento envolvendo a comunidade.

Para o ten. Evandro, do Corpo de Bombeiros, a avaliação foi muito positiva. “Tivemos a participação de todos os órgãos de segurança, medimos o tempo de resposta no atendimento a emergências e de evacuação dos moradores e, o que é muito importante, levantamos várias oportunidades de melhorias”, ressaltou.

Walmer Rocha, gerente de Operações da Alcoa em Poços de Caldas, falou da importância do simulado. “Estamos contentes com o resultado deste primeiro simulado de campo”, disse. “Além da exigência legal, este exercício foi fundamental para preparar os moradores para situações de emergência e proporcionar mais tranquilidade às famílias, lembrando que também estamos fazendo este mesmo trabalho com nosso público interno. Aproveito para reforçar que esta atividade é preventiva e que todas as nossas áreas de deposição de resíduos estão estáveis e seguras”.

O aposentado José Amélio participou do simulado e afirmou que a ação o deixou mais tranquilo. “Quando eu fiquei sabendo do risco da barragem da Alcoa, ouvi muitas histórias,”, contou. “Depois que recebemos as informações, e agora com a participação no simulado, fiquei mais tranquilo. Sei que, se acontecer alguma coisa, o máximo que a água irá atingir será 60 cm e dará tempo de sair de casa e me deslocar para um local seguro”.

José Aniceto, também aposentado e morador do bairro há 10 anos, concorda com José Amélio. “Fiquei mais tranquilo, pois se acontecer algo, não nos pegará de surpresa”, disse. “A gente saberá como agir”.

*Com informações da assessoria de imprensa