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As reclamações com relação ao atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) são frequentes por parte dos usuários, mas esta semana foi o desabafo de um médico que chamou a atenção em Poços de Caldas. Lucas Guimarães, que atua no Programa da Saúde da Família (PSF) do bairro Cascatinha, alegou falta de compromisso da população, que não comparece às consultas ou mesmo para a retirada de exames.

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Ele começou a publicação em sua página no Facebook dizendo que o SUS tem seus problemas, mas que tem trabalhado junto de outros profissionais para melhorar o atendimento. E alega: “Infelizmente a população também precisa colaborar para o sucesso do projeto, não abusando do sistema”.

O abuso a que se refere são as faltas dos pacientes às consultas. Na quarta-feira (24), por exemplo, ele contou que havia marcado na agenda cinco consultas para o primeiro horário. Cinco coletas de exames e vacinação contra a gripe. Trinta minutos após o horário marcado, nenhum paciente agendado compareceu.

“A questão de absenteísmo em consultas, exames e consultas com especialistas é um problema que temos enfrentado com frequência e que vem aumentando. Em nossa unidade trabalhamos com um sistema que chama acolhimento: recebemos a pessoa, ela passa em avaliação e se for algo que possa ser resolvido imediatamente já é feito ou se for um problema crônico, é agendado a consulta ou procedimento. Todas essas consultas são confirmadas em dias anteriores e é entregue um aviso em papel do horário. No entanto, as pessoas faltam, na maioria das vezes justificando que se esqueceram”.

Lucas trabalha no PSF Cascatinha há quase um ano (foto: redes sociais)

Lucas dá outro exemplo: a enfermeira do PSF realiza exames de papanicolau todas as quartas, atendendo cinco pacientes. Ao longo do mês de abril, apenas uma paciente compareceu, segundo o médico. “Quase diariamente tenho a falta de um paciente. Temos uma caixa com R$ 5 mil de exames que as pessoas não vieram buscar”, explica.

Incomodado com a situação, o médico disse que a publicação não tinha a intenção de expor as pessoas, mas sim de promover educação em saúde, que é função do médico. Ele ainda pontua que atuar no sistema público é algo que faz por amor. “As pessoas precisam compreender que quando elas adotam a atitude de ignorar um agendamento, elas estão tirando a vaga de outra pessoa que precisa. Todos nós, como pessoas, precisamos aprender que o que é público é de todos nós”.

Atendendo no Cascatinha há quase um ano, ele conta que trabalha para prestar o melhor atendimento. “Os pacientes precisam adotar a postura de que o SUS é deles também, se eles não tomarem partido do sistema nunca conseguiremos avançar em saúde pública. Desabafei, pois isso frustra a gente como profissional”.

O desabafo já foi compartilhado 129 vezes e recebeu 46 comentários e 220 reações, até o fechamento desta reportagem, além de ter sido replicado em novas postagens. O resultado foram contatos de outros profissionais, médicos, especialistas e enfermeiros, com o mesmo sentimento. Para Lucas, a solução do problema pode ser simples: “O SUS pode ser melhor, mas depende também de todos nós”, finaliza.