Publicidade

A Unidade da Alcoa em Poços de Caldas realiza, neste semestre, mais uma turma do Programa Cultivando a Mata Atlântica. Este é a décima edição do Programa, que tem a participação de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental das Escolas Estaduais Francisco Escobar, João Eugênio de Almeida e José de Castro Araújo e da Escola Municipal Antônio Sérgio Teixeira, totalizando mais de 150 alunos atendidos.

Publicidade

O Cultivando a Mata Atlântica tem como objetivo ampliar o conhecimento dos alunos sobre a realidade ambiental da região e despertá-los para o bioma Mata Atlântica. Durante quatro encontros – um por semana, os participantes estudam temas como biodiversidade, biomas e a Mata Atlântica, conservação de recursos naturais (água), importância de preservar a floresta, queimadas, flora e fauna da Mata Atlântica, comércio ilegal de animais, mineração sustentável, reabilitação de áreas mineradas e o alumínio no dia a dia das pessoas. São realizadas atividades práticas nas trilhas para identificação de espécies arbóreas do bioma Mata Atlântica e de hábitos de animais, além de visita à sala de maquetes, que reproduz o processo de produção do alumínio. Os três primeiros encontros são realizados no Parque Ambiental da Alcoa em Poços de Caldas e, o quarto, no Jardim Botânico.

Alunos da nova turma, na primeira experiência com o “Cultivando a Mata Atlântica” (foto: divulgação)

O Programa é realizado desde 2014, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas, Superintendência Regional de Ensino, Fundação Jardim Botânico e Consultoria Enutrium.

Já no primeiro encontro, a motivação dos alunos era visível. “Foi uma manhã muito boa e produtiva”, avaliou Eslen Dall’Ava, professor do 7º ano da Escola Estadual Francisco Escobar. “Os alunos ficaram muito concentrados na palestra e mostraram grande interesse nos temas abordados, interagindo de forma surpreendente no final”.

“Maneiro”, contou o aluno Otávio Marques Rabelo. “Foi bem legal aprender mais sobre a Mata Atlântica. A parte que mais gostei foi referente aos animais que estão em risco de extinção”.

*Fonte: assessoria de imprensa