Publicidade

Foi inaugurado, nesta quinta-feira (21), o 24º Núcleo de Assistência à Família (NAF), coordenado pela Administração Prisional. A nova unidade, localizada na UAI em Poços de Caldas, atenderá mais de 500 famílias de detentos dos presídios das cidades Andradas, Machado, Botelhos, além de Poços de Caldas.

Publicidade

Esta é a sexta unidade no Sul de Minas, e se soma às outras 23 unidades em todo o estado, com infraestrutura e pessoal capacitado para atender às demandas dos familiares dos presos.

Com essa logística, a ida dos familiares às unidades prisionais em busca de informações e requisição de documentos, não será mais necessária. O 24º Núcleo de Assistência à Família vai absorver as demandas prisionais em um ambiente adequado, com atendimento humanizado preparado para receber os familiares.

O NAF oferece serviços como cadastro para visitação social, íntima e assistida; solicitação de atestados carcerários; atestados de dias trabalhados ou estudados; atestados de permanência (auxílio reclusão – INSS); assinatura de procuração e reconhecimento de paternidade; histórico escolar; certificado de conclusão de curso; atendimento de saúde; confecção de documentos; informações sobre procedimentos para casamento, trabalho e estudo.

“A abertura do Núcleo de Assistência é uma conquista para as unidades que serão atendidas com uma estrutura melhor e num ambiente mais adequado. As demandas serão atendidas rapidamente e os servidores das unidades poderão focar em serviços importantes como o atendimento ao preso”, diz a diretoria adjunta do Presídio de Poços de Caldas, Monique Xavier.

Expansão

A equipe do 24º Núcleo de Assistência à Família é composta por dois atendentes e uma assistente social, que passaram por treinamento, em Belo Horizonte, com foco nos sistemas informatizados que serão utilizados durante o atendimento. A capacitação deu ênfase à forma como o atendimento deve ser realizado para melhor acolher o cidadão em busca de informação sobre o familiar em cumprimento de regime de detenção.

De acordo com a diretora de Assistência à Família da Seap, Judsônia Curte, o novo espaço traz inúmeros benefícios para as unidades prisionais, para os familiares e para os presos. “Há nove anos, o NAF tinha unidade apenas em Belo Horizonte, mas começou a ser expandido para o interior trazendo ganho social incomensurável”, avalia.

24º Núcleo de Assistência à Família de Poços de Caldas

Endereço: UAI Poços de Caldas – Av. Quinze de Novembro, 386 – Bairro Centro – Poços de Caldas – MG

Horário de atendimento: De segunda à sexta-feira, entre 8h e 17h

Unidades atendidas: Presídio de Poços de Caldas, Presídio de Andradas, Presídio de Botelhos e Presídio de Machado

Telefone: (35) 3697-3650