Publicidade
Condimínio será construído com métodos sustentáveis (imagens: divulgação)

O setor da construção civil é um dos que mais polui o planeta, de acordo com diversas pesquisas realizadas nesta área. Os fatores que prejudicam o meio ambiente são muitos: a produção de grandes quantidades de resíduos sólidos, os altos níveis de emissão de gás carbônico e a utilização irresponsável de recursos naturais. Em Poços de Caldas, um novo empreendimento mostra que é possível mudar esse cenário. É o Eco Ville, que será construído com o método sustentável Steel Frame.

Publicidade

Segundo Jaqueline Rosele Perjessy, mestra em Sustentabilidade na Gestão Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (UfsCar), diante de tantos problemas ambientais enfrentados, o atual momento pede uma maior consciência na preservação dos recursos naturais e é importante que as construtoras empreguem a responsabilidade ambiental na construção civil, por meio de técnicas construtivas de menor impacto ambiental e maior eficiência energética. “O projeto Eco Ville se mostra vanguardista no setor, pois leva em conta aspectos de conservação da natureza ao utilizar os recursos com qualidade e não quantidade, além de ser pensado no bem-estar individual e coletivo dos futuros moradores do condomínio”, destaca.

O método

Comum em países como Estados Unidos e Japão, o Steel Frame prevê a montagem das casas por meio de estruturas de aço galvanizado e placas que podem ser de cimento, madeira ou drywall. A água é dispensada, em uma construção seca e com baixa geração de resíduos. Enquanto a obra do Eco Ville geraria 1.530,4 toneladas caso fosse de concreto armado, com o steel frame são apenas 382 toneladas, o que representa uma redução de 75%.

O processo é totalmente racionalizado, com menor consumo de energia na movimentação dos materiais, menor impacto na implantação da obra e melhor isolamento térmico, o que proporciona eficiência energética. Além disso, as casas do Eco Ville ainda estão sendo construídas com sistema de energia fotovoltaica.

O sistema é incluso na categoria de Construções Energitérmicas Sustentáveis (CES), que aliam o alto desempenho térmico e de economia de energia (seja durante a construção ou durante a ocupação do imóvel) com o uso de materiais ecológicos. A montagem também fica mais eficiente e segura com o método, já que o projeto prevê e corrige problemas, permitindo que a equipe esteja preparada para todo o processo, sem imprevistos.

O Eco Ville

O condomínio, da Horizonte Construtora e Incorporadora, será construído no bairro Morumbi, com 54 casas. Entre as vantagens, que aumentam a qualidade de vida dos moradores e respeitam a natureza, estão o sistema de energia fotovoltaica, captação de água e bicicletário, além de piscina, sauna, academia, quadra de esportes, espaço pet, salão de jogos, salão de festas e playground.

Para entrar em contato com a Horizonte, o telefone é (35) 3712-3145. Saiba mais sobre o Eco Ville baixando o e-book, neste link.