Publicidade
Menina caiu ao tirar uma foto e pai foi em seu socorro (foto: Redes Sociais)

Pai e filha foram resgatados na manhã desta quinta-feira (17), após terem caído na cachoeira Véu das Noivas, em Poços de Caldas. Testemunhas disseram que a menina, de 12 anos, subiu em uma pedra para tirar uma foto e caiu. O pai, de 51 anos, foi em seu socorro, mas por conta da correnteza, os dois acabaram presos e precisaram da ajuda dos bombeiros.

Publicidade

O caso aconteceu por volta das 9h30, quando os bombeiros receberam o primeiro chamado solicitando resgate para duas pessoas que teriam caído na represa e corriam o risco de se afogar e descer pelas corredeiras.

Duas equipes foram para o local e encontraram o pai segurando a filha com uma das mãos e com a outra em uma pedra. Dois mergulhadores, que já chegaram ao local equipados, se lançaram na água e nadaram até a margem oposta, onde a dupla estava, e com a ajuda de cordas e boias resgataram o pai e a filha sem ferimentos. Eles não chegaram a se afogar.

Quem acompanhou o resgate se emocionou e os bombeiros foram aplaudidos ao fim dos trabalhos.

As vítimas são de uma família de turistas da cidade de Mauá (SP) e contaram que embora o local tenha diversas placas sinalizando os riscos de afogamento, a menina teria ignorado e ido até a beira da represa para tirar fotos, momento em que teria escorregado e caído, sendo arrastada pelas águas. O pai, vendo a cena, se jogou para salvar a filha e ao tentar agarrá-la foram arremessados para a margem oposta onde conseguiram se segurar em uma pedra até que fossem socorridos.

O local onde eles estavam tem aproximadamente cinco metros de profundidade, uma intensa correnteza e um histórico com diversos afogamentos. O Corpo de Bombeiros recomenda que sejam sempre seguidas as orientações de segurança em rios, lagos e represas para evitar afogamentos, também recomenda que no caso de uma pessoa começar a se afogar, que não devemos entrar na água pelo risco de se tornar mais uma vítima.

Nestes casos, se uma pessoa estiver se afogando, devemos utilizar algum objeto para ajudá-la, que pode ser uma corda, galho de árvore,  ou algum objeto que flutue como uma caixa de isopor, para que a vítima possa se segurar e ser resgatada com segurança.