Publicidade

Foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (12) a 6ª Base Regional de Aviação do Estado (6ª Brave) de Minas Gerais. A solenidade contou com a simulação da atuação da aeronave Pegasus-9, no Parque José Affonso Junqueira.

Publicidade
Base vai contar com 13 militares (fotos: Mariana Negrini)

Militares, autoridades e população se reuniram para o evento a céu aberto. O coronel Frederico de Lima, comandante da 18ª Região de Polícia Militar, em Poços de Caldas, deixou o discurso formal de lado para declarar suas palavras de acordo com sua emoção. Com quase 30 anos de serviço, ele destacou todo o tempo que atuou em Poços de Caldas e a felicidade em ir para a reserva com a conquista da aeronave para a região.

Frederico pontuou que a partir de agora a população contará com mais uma ferramenta no combate ao crime, que possibilitará ainda mais redução da violência. Ele destacou ainda que o helicóptero e toda a tripulação são um presente de Natal para a população do Sul e Sudoeste de Minas.

Autoridades participam de solenidade

Também esteve presente na solenidade o comandante geral da PM, coronel Helbert Figueiró de Lourdes, que destacou que o helicóptero irá apoiar as atividades de polícia, bombeiro, defesa civil e meio ambiente. “Isso representa uma capacidade de resposta melhor e, consequentemente, mais efetividade às ações de segurança pública. Em outra vertente, a presença de uma aeronave, representa também um fator de demonstração de força e dissuasão psicológica daquele marginal que quer atuar na região”, pontua o comandante.

Em números, a região, com cerca de 170 municípios, poderá reduzir seu tempo de resposta médio estimado de uma hora e meia a duas horas para menos de 20 minutos, aumentando a excelência da atuação das tropas.

Simulação de ocorrência demonstra como aeronave será empregada

Além do helicóptero chegam a Poços 13 militares treinados, para fazer parte da 6ª Brave e  atuarem nas ocorrências de apoio. Ao final do evento eles fizeram simulações de atendimento a ocorrências.