- Publicidade -
20.6 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

SMART CITY | Projeto inovador será lançado na segunda

- Publicidade -

A recém-criada ONG 101 Líderes lança, na segunda-feira (10), o projeto “Poços Cidade Inteligente”, com o objetivo de que a inciativa privada tenha uma participação mais ativa e eficiente na proposição de soluções para o município, principalmente nas áreas de inovação, tecnologia, empreendedorismo, educação, mobilidade urbana e uso de seus recursos.

Segundo o empresário Fernando Villas Boas, um dos fundadores da entidade, o conceito de Cidades Inteligentes é caracterizado pela alta capacidade de aprendizado e inovação, cujo objetivo é fomentar a criatividade da população e de suas instituições de geração de conhecimento, bem como a infraestrutura digital para comunicação e gestão. “A característica distintiva de uma Cidade Inteligente é o grande desempenho no campo da inovação e a solução de problemas com recursos disponibilizados continuamente pela evolução tecnológica, atualmente em curso mundial”, esclarece o empresário.

- Publicidade -

Ainda segundo Fernando, Poços de Caldas é uma das cidades de médio porte no Brasil com mais qualidade de vida e maior renda per capita e, neste contexto, enquadra-se como um município que precisa se preparar para acompanhar a velocidade destas mudanças. “Aqui, como polo universitário, diversos cursos de tecnologia são oferecidos e, por se tratar do mais importante centro de Negócios do Sul de Minas, as condições são ideais para o desenvolvimento do conceito de Smart City, iniciativa esta que poderá beneficiar toda a região.”, argumenta Villas Boas.

O trabalho de articulação que culminou na criação da ONG 101 Líderes e do projeto “Poços Cidade Inteligente” foi iniciado pelo empresário Rubens Mussolin Massa e a entidade conta hoje com vinte membros fundadores e diversos apoiadores, estando aberta a novos associados.

- Publicidade -

O evento de lançamento, que servirá para apresentar este primeiro projeto e gerar oportunidades para tornar Poços uma referência nacional em inovação, ocorrerá nas instalações da Solve Câmpus e do Café O Clandestino, localizados à Rua Junqueiras, 150 – Centro, contando com a presença de empresários, profissionais liberais e lideranças políticas, além dos fundadores da entidade.

Lançamento do projeto será na segunda-feira (foto: divulgação)

O conceito de Smart City

- Advertisement -

As “Smart Cities” são sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, tecnologia, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida. Esses fluxos de interação são considerados inteligentes por fazer uso estratégico de infra-estrutura e serviços e de informação e comunicação com planejamento e gestão urbana para dar resposta às necessidades sociais e econômicas da sociedade. A proposta visa estimular que os associados da entidade apresentem propostas e opiniões nas questões de governança, administração pública, planejamento urbano, tecnologia, o meio-ambiente, conexões interacionais, coesão social, capital humano e economia a fim de contribuir para o desenvolvimento da cidade.

Apesar de ser relativamente recente, o conceito de Smart City já se consolidou na discussão global sobre o desenvolvimento sustentável e movimenta um mercado considerável de soluções tecnológicas. Atualmente, cidades de países emergentes estão investindo bilhões de dólares em produtos e serviços inteligentes para sustentar o crescimento econômico e as demandas materiais da nova classe média. Ao mesmo tempo, países desenvolvidos precisam aprimorar a infraestrutura urbana existente para permanecer competitivos.

*Fonte: assessoria de imprensa “Poços Cidade Inteligente”

O post SMART CITY | Projeto inovador será lançado na segunda apareceu primeiro em Poços Já Cidade.

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!