Publicidade

Foi aprovado, em reunião na manhã desta terça-feira (20), o reajuste da tarifa de energia elétrica em Poços de Caldas. Os clientes de baixa tensão vão pagar 20,09% a mais em suas contas, enquanto as indústrias terão reajuste de 22,78%, um aumento médio de 21,08% para as mais de 76 mil unidades consumidoras.

Publicidade

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) chegou aos dados após analisar documentos enviados tanto pela DME, quanto pelo Conselho dos Consumidores. Este último, inclusive, participou da reunião que definiu o reajuste.

Para determinar o valor a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço. O diretor geral da Aneel, André Pepitone, afirmou que a escassez hídrica dos últimos anos tem impactado muito a gestão da compra de energia das distribuidoras. “Com o regime hidrológico adverso, e o ano de 2017 foi o 3º pior numa série histórica de 86 anos, o despacho de térmicas aumentou o que eleva muito os custos de aquisição de energia e impacta o valor final da tarifa ao consumidor”, explicou o diretor.

Os novos valores passam a ser aplicados já nesta quinta-feira (22).

Confira abaixo os índices que serão aplicados às contas de luz dos consumidores:

Empresa Consumidores residenciais – B1
DMED (MG) 20,05%

 

Empresa Classe de Consumo – Consumidores cativos
Baixa tensão
em média
Alta tensão
em média (indústrias)
Efeito Médio para
o consumidor
DMED (MG) 20,09% 22,78% 21,08%

 

A bandeira tarifária contribuiu para reduzir em 0,15% o índice final do reajuste da DMED.

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).

*Com informações da Aneel e da assessoria de comunicação da DMED