Publicidade

Quem esteve na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), nesta segunda-feira (12), certamente percebeu o banheiro masculino interditado. A medida foi necessária depois que o local foi, mais uma vez, vítima da ação de vândalos.

Publicidade

Na tarde da última quinta-feira (8) uma torneira do banheiro masculino foi furtada e o flexível, peça que fica embaixo da pia, foi arrebentado. O fato foi registrado por uma equipe da Guarda Municipal. Esta é a quarta ocorrência de furto e vandalismo na UPA, registrada nos últimos 60 dias. Nas ações anteriores, os criminosos também furtaram flexíveis do mictório e outras duas torneiras.

“Não podemos colocar câmeras nos banheiros, para manter a privacidade das pessoas, mas estes fatos dos últimos dias nos mostram que será necessário intensificar a vigilância. Neste sentido, estamos estudando a ampliação do monitoramento por câmeras, que já existe na unidade. Ficamos muito tristes a cada vez que isso acontece, porque é o dinheiro público sendo desperdiçado na reposição de peças que estavam funcionando corretamente e que não precisariam ser substituídas, se não fosse o furto ou o vandalismo”, declarou José Leite de Morais, coordenador administrativo da UPA.

O secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva, também lamentou o episódio. “São situações que nos deixam profundamente chateados, porque vão contra todo o esforço feito no sentido de equipar as nossas unidades e de proporcionar conforto a quem utiliza os serviços. É muito importante que a população entenda que o espaço público é de todos e que todos pagam pelo prejuízo causado por ações como estas, registradas na UPA”.