Publicidade
Equipamento já está funcionando no hospital (fotos: divulgação)

O hospital da Santa Casa de Poços de Caldas acaba de adquirir uma bomba de infusão. O equipamento foi comprado com verba arrecadada em jantar beneficente, cerca de R$ 9,5 mil.

Publicidade

O jantar foi realizado pelos proprietários da importadora Krzizanski Seguso,
dia 16 de agosto, no Restaurante Olívia. O evento fez parte de um projeto do governo português, juntamente com a vinícola Monte da Capela, que realiza jantares harmonizados em mercados fora de Portugal. Pela primeira vez, Poços de Caldas entrou nesse circuito e surgiu a ideia dos proprietários da Krzizanski Seguso, Michel Seguso, Eliane Krzizanski Seguso, Giovanni Krzizanski Seguso, Maria Luiza Krzizanski Seguso e Leandro César Moraes. O objetivo era de não apenas apresentar os vinhos, mas também ajudar a Santa Casa.

“Foram harmonizados quatro rótulos com  a excelente gastronomia do restaurante Olívia. Contamos com a presença de 60 pessoas que, ao pagarem o ingresso, reverteram este em totalidade para a entidade. No jantar, dona Célia [provedora do hospital] contou que o dinheiro arrecadado tinha destino certo, para compra da bomba de infusão que tanto auxiliaria nas cirurgias de grande complexidade efetuadas na Santa Casa. Foi motivo de grande orgulho para a nossa empresa poder contribuir para esse evento e para essa causa tão nobre”, comenta Giovanni .

Jantar aconteceu no restaurante Olívia e foi oferecido pela importadora Krzizanski Seguso

Bomba de infusão

A bomba de infusão adquirida pelo hospital, que já está funcionando na UTI, é um aparelho que calcula com precisão a quantidade de remédio para os pacientes. O enfermeiro da Santa Casa, Thiago D’ Andrea, explica que antes da bomba de infusão era necessário fazer vários cálculos e aplicar a medicação praticamente gota a gota.

“Um hospital hoje em dia não funciona mais sem a bomba de infusão. Temos exemplos de drogas dosativas em que a mínima diferença de quantidade pode gerar uma instabilidade muito grande no paciente. Essa bomba faz o cálculo de quanto precisa ser infundido.Já sabemos que a diferença entre medicação e veneno é a dose e a bomba ajuda a controlar a dose e infundir a dose correta no paciente”, explica Thiago, que revela que a demanda é muito alta para esse tipo de aparelho dentro do hospital.

“Precisamos de mais bombas como essa no hospital. Na emergência, por exemplo, temos casos de pacientes usando sete bombas de uma vez. Então, é muito difícil atender a necessidade de aparelhos como esse, que sabemos que custam caros, mais de R$ 9 mil. Por isso, doações como essa são de vital importância”, afirma o enfermeiro.

O superintendente da Santa Casa, dr. Azér Zenun, ressaltou a alegria em receber a doação. “Esse jantar, no restaurante Olívia, no qual ofereceram toda a arrecadação para a Santa Casa, foi um jantar muito gostoso, muito saudável, agradável, com todos descontraídos. O mais importante é que as pessoas foram lá para fazer a doação, adquirindo os ingressos, e o valor serviu para comprar um equipamento de grande serventia para o hospital, que é a bomba de infusão. Isso traz um ganho para o hospital, um ganho para os médicos, para os pacientes e nós só temos a agradecer a toda turma do Seguso e a todos que estiveram presentes”, destaca o superintendente.